Brasileiros voltam a estudar para concursos públicos

Salários são atrativos e o emprego, garantido. Conforme sites especializados em concursos públicos, mais de 25 mil vagas estão abertos

·
Atualizado há 9 anos

concurso-público
(Foto: Reprodução).

O desemprego já é fato. Com a dita crise que o Brasil está passando centenas estão ficando sem seus postos de trabalho, as empresas diminuíram na produção e agora, a jornada de trabalho também pode diminuir como uma medida para manter os funcionários, diz o Governo. Por outro lado, volta à tona a cultura do concurso público. Talvez alguém que está lendo aqui já tenha escutado seu pai ou avô dizer “abriu tal concurso, você vai fazer”. Isso porque há algumas décadas emprego bom, mesmo, era concursado e não importava qual. No entanto, naquela época eram poucas as vagas e as opções, coisa que mudou em especial neste ano. No site concursosnobrasil.com.br – um dos mais acessados – há uma média de 25 mil vagas em aberto, além dos cadastros de reserva. Já as vagas que ainda vão abrir passam das 10 mil.

Em outro site, no pciconcursos.com.br, há além dos editais em aberto, mais de 120 mil provas, já prontas, para que o concurseiro teste seus conhecimentos antes do Dia D.

Mas, quem só se empenha em aulas presenciais, diversas escolas oferecem cursos preparatórios, algumas específicas outras não. Como é o caso da Futurus escola de profissões, em Porto União. A escola tem em sua grade um preparatório geral, que serve para qualquer concurso. “As aulas são de redação, Português, Matemática, Geografia e por aí vai. São todas as matérias”, conta a gerente comercial, Alessandra Freitas.

A escola tem dois preparatórios. O geral acontece no período da noite durante a semana. Aos sábados a carga horária de 270 horas diminui para 60, e o curso fica mais direcionado. “No sábado são matérias específicas”, confirma.

Em média são 30 alunos nas duas turmas, mas o número vem crescendo. “Nossos alunos são jovens, tem entre 18 e 25 anos e procuram por estabilidade”, conta.

Mas, para ter essa estabilidade o concurseiro tem de ficar em alerta e não deixar escapar as datas das inscrições e provas, o que é comum entre alunos, conta Alessandra. Para não esquecer é preciso ler todo o edital publicado e marcar o que é essencial. Lembrando que nem todas as vagas são para as Cidades Irmãs. Os salários mais atrativos, que chegam a R$ 15 mil, são para as regiões norte e nordeste.

 Pesquisas

A taxa de desemprego atingiu – no trimestre de março a maio – 8,1%. No mesmo trimestre do ano passado o resultado foi 7%. Os dados constam da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnad Contínua), divulgada esta semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No trimestre encerrado em fevereiro deste ano, a taxa alcançou 7,4%. A Pnad Contínua abrange 3.464 municípios de todo o País. O levantamento engloba 210 mil domicílios.

Outros dados, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que existem 8,2 milhões de pessoas desocupadas no País. O IBGE usa a expressão desocupado para definir a pessoa que está tentando se inserir no mercado de trabalho.

 

Dicas para estudar

O Comércio separou cinco dicas que podem ajudar a melhorar o desempenho dos estudos. Alguns já devem ter lido, ou escutado, de alguém, tudo o que vamos listar, mas não custa parar um pouco para pensar nesses métodos.

Faça um planejamento

Defina exatamente o que você quer, antes de começar uma caminhada, deve-se saber qual será o destino. 

Escolha um método de estudo

Não adianta estudar sem critérios ou métodos adequados, é melhor 1 hora de estudo bem aproveitado do que 3 horas de estudos sem concentração, disperso e fora de foco.

Tenha disciplina

Estabeleça datas e horários específicos para seus estudos e lazer. Cumpra rigorosamente todo o seu planejamento, desta forma você não se sentirá perdido e nem arrependido por ter deixado de fazer alguma coisa.

Tenha motivação

Não é fácil continuar com a mesma motivação durante várias semanas ou meses, principalmente quando há algumas derrotas e tropeços no caminho. A motivação é particular então procure formas de que isso aconteça.

Seja persistente

Muitos acham difícil começar uma jornada, mas na verdade começar qualquer coisa é fácil, difícil é continuar no caminho certo. Mantenha o foco, sempre.