O número de empregos temporários que serão criados para atender a demanda do comércio no Natal deste ano será menor que o do ano anterior. Apesar disso, a chance de efetivação é maior e chega a 86%. É o que indica a sondagem realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná, Fecomércio do Paraná.
O resultado aponta a real percepção do empresário para com a economia, respondendo se os lojistas esperam melhores vendas para o período, pois a alteração do quadro laboral espelha a real sensação de segurança de que o comércio terá vendas mais expressivas que no ano anterior, ou em anos anteriores.
O comércio varejista foi o setor que se mostrou mais esperançoso com a data. Lojistas que responderam sim para as contratações apontam 16%, contra 6% das respostas positivas dos empresários do setor de serviços. No aspecto geral, a intenção de contratação de temporários ficou em 13,6% para o final desse ano. Em 2016, a intenção em otimizar o quadro funcional era de 16%, e em 2015, 14,5%, o indicador aponta certa timidez na expectativa dos empresários para a data mais importante do comércio varejista. As maiores intenções de contratação estão na capital, onde 14,6% das empresas pretendem aumentar o quadro, contra 10,4% do interior.
A boa notícia é que a maioria dos empresários que pretende contratar aparenta intenção em manter o colaborador no quadro, somando 86%.
Em Santa Catarina, como já mostrou o jornal O Comércio, a expectativa com as vendas de Natal e a temporada de verão 2018 já começaram a aquecer o mercado de trabalho. Cerca de 37,9% dos empresários pretendem ampliar o quadro de funcionários no fim do ano, conforme aponta a pesquisa Trabalhadores temporários no comércio – Temporada de Verão de 2018, realizada pela Fecomércio de Santa Catarina. Na temporada de 2017 foram criadas 1.320 vagas no comércio e quase 5 mil nos serviços, conforme dados do CAGED do Ministério do Trabalho. O cenário econômico em recuperação deve impactar no número de contratações.
Onde ficam?
Veja onde estão localizados os balcões de emprego no Vale do Iguaçu:
Agência do Trabalhador, em União da Vitória
Na Avenida Manoel Ribas, 1031. O atendimento no balcão é das 8 às 14 horas.
Sine, em Porto União
Na rua Joaquim Nabuco, anexo ao Centro Empresarial. O atendimento é o dia todo, em horário comercial.