Pormade é eleita uma das Melhores Empresas para se Trabalhar no Brasil

Empresa já é reconhecida neste prêmio desde 2002; práticas de gestão são destaque na pesquisa

·
Atualizado há 5 anos

(Fotos: Divulgação).
(Fotos: Divulgação).

A forma de gestão da Pormade é um dos destaques da trajetória da empresa. Lá, os profissionais têm o poder de agir, apresentar ideias e expor problemas e dificuldades. Essa participação mais presente foi conquistada com a confiança dada pelo diretor-presidente da Pormade, Cláudio Zini.

Com uma viagem ao Japão no final dos anos 80, Zini se inspirou e idealizou os dez valores da Pormade, trazendo consigo várias ideias para que os colaboradores participassem mais das decisões da empresa. Valorizar o capital humano foi a principal vertente adquirida pela viagem feita por Cláudio.

A empresa investiu na educação, criando cursos e projetos para colaboradores e familiares (ensino fundamental e médio, cursos de inglês e informática) e também investiu no bem-estar dos profissionais, com aulas de ginástica, pilates, zumba e cursos de pintura e artesanato.

Essa participação mais presente fez com que a empresa ficasse mais reconhecida nas práticas de gestão de pessoas. Prova disso é que a Pormade é premiada há vários anos pela forma de gestão e pelos diferenciais que apresenta aos profissionais. O Great Place to Work (GPTW), conceituada empresa de consultoria que premia as empresas com as melhoras práticas, reconheceu a Pormade mais uma vez no dia 12 de agosto, em São Paulo.

A Pormade foi considerada uma das 150 Melhores Empresas para se Trabalhar no Brasil em 2019. A empresa é reconhecida neste prêmio desde o ano de 2002. Na premiação do Great Place to Work, a Pormade conquistou o 13º lugar na categoria das médias nacionais, categoria das companhias que possuem de 100 a 999 colaboradores.

“Esse reconhecimento demonstra a solidez, a continuidade das práticas e a inovação das coisas. O que era feito no passado já não serve mais para atender as necessidades das pessoas de hoje. Então, precisamos ir se aprimorando. A gente está bem feliz com o resultado”, explica o Diretor de RH da Pormade, Rafael Jaworski.

Se manter na lista não é uma tarefa fácil. A empresa precisa se renovar sem perder sua essência.

E a Pormade consegue trabalhar com as mudanças e inovações com facilidade. Tanto, que o diretor-presidente da empresa já idealizou festivais onde os profissionais apresentaram teatros representando inovações e melhorias feitas nos setores.

Semanalmente, uma das práticas que também dá autonomia para os profissionais apresentarem problemas e ideias é o “Café com o Presidente”. No encontro, equipes batem um papo com Cláudio Zini, citam três valores da empresa de acordo com o seu entendimento, trazem alguma ideia que se fosse possível ser colocada em prática mudaria a forma de o colaborador trabalhar e, ainda, apresentam alguma melhoria que foi feita frente a uma dificuldade.

Por meio de ações como essa é que a empresa consegue melhorar as atividades dos colaboradores e utilizar ideias que possam fazer a diferença. “É preciso tratar as pessoas como elas merecem ser tratadas, ouvi-las, dar oportunidade para que elas melhorem o seu próprio trabalho. É preciso dar autonomia”, explica Jaworski.

Nesta edição, a pesquisa aconteceu de uma forma mais detalhada. A equipe de RH da Pormade poderá saber os resultados obtidos no questionário por área.  Ou seja, será possível analisar como está a questão do clima organizacional em determinado setor. “É uma visão mais detalhada. Vamos conseguir identificar quais são as oportunidades e trabalhar em cada setor planos de ação distintos”, explica Jaworski.

Neste ano, participaram da pesquisa do Great Place to Work 2.645 empresas. Dessas, apenas 150 foram premiadas e a Pormade foi uma delas. Além da Pormade, a lista das Melhores Empresas para se Trabalhar da Revista Época conta com empresas como Gazin, Magazine Luiza, Sicoob Metropolitano, Visa, Caterpillar, Dell, Natura, entre outras.