Os postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine) em Santa Catarina prestaram atendimento a 1,9 milhão de trabalhadores de dezembro de 2012 a dezembro de 2014. Este número superou em 269% a meta de atendimento estipulada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para o período, que era de 730 mil.
“O Sine é um dos serviços públicos que tem se destacado no empenho pela inserção do povo catarinense no mundo do trabalho, e isso contribui para uma das metas do Governo do Estado de redução da pobreza extrema no estado”, destaca a diretora de Trabalho e Emprego da SST, Ivone Maria Perassa.
Em Santa Catarina, o Serviço Nacional de Emprego (Sine) está vinculado à Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) e oferece serviços aos trabalhadores em 114 unidades em todo o estado. São 21 postos de execução direta e outros 93 postos conveniados.
Os postos do Sine são responsáveis pela intermediação da mão de obra, encaminhamento para o seguro-desemprego e para os cursos de qualificação profissional gratuitos. As vagas disponíveis no Sine/SST são para trabalhadores de nível fundamental, médio e superior. Também é possível apresentar a documentação para solicitar o seguro-desemprego. Os empregadores também podem procurar o Sine para cadastrar as vagas das empresas.