A MELHOR CAIPIRINHA: Restaurante Portal das Palmeiras ganha concurso

Suprema Pizza leva o segundo lugar e o terceiro ficou com a Pizzaria Mamma Mia. Evento é da Destilaria Doble W

·
Atualizado há 9 anos

Caipirinha-concurso-entretenimento
Bebidas feitas no Portal das Palmeiras agradaram o paladar dos jurados: estabelecimento tem a melhor caipirinha das Cidades Irmãs. (Fotos: Viih Sonnenstrahl).

Depois de uma semana de degustação, os jurados chegaram ao veredicto. Foi difícil, mas os nomes dos três estabelecimentos campeões, donos das melhores receitas de caipirinha, saíram. O primeiro lugar, aquele que conquistou o coração e o paladar do júri, ficou com a equipe do Restaurante Portal das Palmeiras, de Porto União. A Suprema Pizza, também de Porto União, faturou a segunda colocação e em terceiro, aparece a caipirinha produzida na Pizzaria Mamma Mia, de União da Vitória. Na noite de ontem a premiação encerrou de maneira oficial o primeiro concurso das Cidades Irmãs.

A iniciativa, pioneira, é da equipe da Destilaria Dobre W e do Núcleo Empresarial de Desenvolvimento do Turismo. Embora estreante, o concurso agradou. “Surpreendeu, pela adesão e criatividade. Isso também instigou os estabelecimentos a criar algo novo, para incrementar o cardápio”, avalia o barman e um dos organizadores da promoção, Paulo Henrique de Souza. Segundo ele, o atendimento em todos os ambientes foi bom e as bebidas oferecidas, potencialmente diferentes e agradáveis.

O concurso, garante Paulo Henrique, terá continuidade. Provavelmente, ele será anual, o que deve “testar” a capacidade criativa dos estabelecimentos e ampliar o número de participantes.

O segredo do primeiro lugar

Caipirinha-concurso-entretenimento2Ontem a equipe do Portal das Palmeiras não foi encontrada pela reportagem, por conta da falta de combinação entre o horário de funcionamento do local e o encerramento desta edição. Mas, Paulo Henrique não mediu elogios ao cumprimento dos critérios colocados pelo regulamento. “De todos, o Portal se destacou e nos apresentou algo muito bom”, disse.

A equipe serviu aos jurados a caipirinha de limão, tradicional, e ousou ao misturar abacaxi, hortelã e cardamomo. Este último ingrediente, da família do gengibre, garantiu notas exóticas e picantes à bebida. Os jurados não tiveram dúvida: eles estavam diante da melhor bebida.

O concurso

Participaram da disputa apenas os estabelecimentos que preparam, servem e oferecem a bebida no menu a partir da matéria-prima local, o Steinhaeger, destilado produzido em Porto União. Duas modalidades da caipirinha foram degustadas e votadas: a tradicional, de limão, e a “livre”, que pode ser preparada com a base da bebida associada à uma outra fruta. Ao todo, 12 endereços de União e Porto União foram visitados pelos jurados, um city tour capaz de incrementar, em breve, o turismo gastronômico da região.

Premiação

Todos os três primeiros lugares vão ganhar kits especiais da destilaria e, para o primeiro lugar, um certificado, que confere ao estabelecimento o título de dono da melhor caipirinha, será dado também.