Alemães brindam aniversário de imigração na Hercílio Luz

Praça será palco de evento assinado pelo Instituto Cultural Grünenwald, que resgata 190 anos com festa e comida típica

·
Atualizado há 10 anos

Por Mariana Honesko

Alemães  -  02
Há 190 anos, alemães desembarcavam no Brasil: em Santa Catarina, imigração contribuiu com o processo de colonização de outras regiões. (Foto:sulistaconservador.wordpress.com)

Não bastasse os sete à um sobre a seleção brasileira a Alemanha comemora a conquista do tetra na Copa do Mundo que acaba de se despedir. Mas, não é só isso: 2014 é histórico e marca os 190 anos de imigração germânica.

Em Porto União, a comemoração da data não poderia ser diferente: no sábado, um dia depois do dia solene, alemães naturais e um contingente de descendentes reúnem-se na Praça Hercílio Luz, no centro, para brindar a chegada ao país, bem como para retribuir a hospitalidade dos donos da casa. O evento é uma organização dos sempre animados membros do Instituto Cultural Grünenwald.

A festa começa às 8 horas e segue até o final da tarde. Ao longo de todo o dia, haverá

(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

exposições, música típica e venda de produtos originários da cultura alemã. Com o evento, mais do que lembrar a imigração, o instituto quer promover outros aspectos que envolvem a participação nos alemães no cotidiano de Porto União e também de União da Vitória. “No início a maior parte dos imigrantes eram alemães e acreditamos que até hoje seja assim”, destaca Élio Weber, presidente do Instituto. “Queremos reviver um pouco do nosso passado e valorizar o trabalho que os nossos antepassados fizeram aqui na nossa região. Se não fizermos nada agora, no futuro com certeza cairá no esquecimento”, completa.

A prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, endossa a realização do evento.

Festa na Hercílio Luz

8 horas

Abertura com hasteamento das bandeiras e execução dos hinos do Brasil e da Alemanha

10 horas

Abertura da exposição de fotos antigas de famílias de imigrantes alemães e descendentes e apresentação da lista de nomes das famílias e dos navios que trouxeram os imigrantes de 1824 até 1830 para colônia de São Leopoldo (RS) e dos navios que vieram para colônia Dona Francisca, hoje Joinville (SC), nos anos de 1850 até 1870

10h30

Desfile com bicicletas típicas nas ruas centrais das Cidades Irmãs

11 horas

Abertura de um barril de chopp para comemorar o dia da colonização alemã e início da venda de chopp e de bratwurst

Preços

Caneco de chopp

R$ 4

Bratwurst

R$ 6