“Associação dos 13” promove ações para fortalecer turismo regional

Grupos de empresários se formalizou e já pratica “política da boa vizinhança”

·
Atualizado há 10 anos

associacao-turismo-uniaodavitoria
(Foto: Divulgação).

Há quase dez anos empresas das Cidades Irmãs trabalharam para o desenvolvimento do turismo regional. Ao longo do caminho 13 empresários do ramo formaram um grupo, dele atividades e ações informais para promover o turismo local foram trabalhadas, contudo, nesta semana o “grupo dos 13”, como eram conhecidos, ou Trade Turístico, se formalizou com a Associação de Turismo e Meio Ambiente (Atema). A intenção, segundo Eliane Rocha, gerente do Hotel 10, é ter uma identidade mais forte. “Conseguir ter uma imagem, criar uma missão, uma visão”, comenta.

O grupo não ficou parado e já colocou a mão na massa com algumas ações para fortalecer o que a terrinha tem a oferecer. “Visitamos com alguns empresários, que fazem parte do grupo, a empresa Doble W, que faz o Steinhaeger, e vimos que muitos que estavam lá não conheciam a empresa”, apontou. “Isso mostra que temos de valorizar os produtos que temos aqui e fazer a política da “boa vizinhança”.

Outros trabalhos também estão na programação de fortalecer a identidade do turismo local. Uma delas é o curso de capacitação com guias de turismo e lançar o guia definitivo do turismo regional. No entanto Eliane afirma que falta caixa e que não se pode pensar em um resultado rápido. “Nos filiamos à Atema e agora precisamos continuar nos encontrando para conversarmos e trabalharmos o que cada um pode oferecer para ajudar no crescimento do turismo”, diz. “A questão é que o turismo na cidade ainda está engatinhando, por isso estamos nos profissionalizando”, afirma.

O grupo recebe apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e, em algumas ações, da Secretaria de Turismo de União da Vitória e de Porto União.