Brasileiros não economizam nos gastos com beleza

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Atualizado há 9 anos

Anualmente as famílias brasileiras gastam R$ 20,3 bilhões com serviços de cabeleireiros, manicure e pedicure. O maior volume de consumo está na classe C, com R$ 11,8 bilhões, enquanto o valor médio de consumo das famílias corresponde a R$ 369,27. Já as famílias pertencentes à classe A são as que têm o maior valor médio de consumo, com R$ 1.310,38 por ano, quantia 15,6 vezes maior do que a despesa média da classe E (R$ 83,95).

Os dados – que compõem o estudo realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) – consideram os serviços de barbeiro, cabeleireiro, barba e corte de cabelo, além dos serviços de manicure e pedicure. As informações foram estimadas com base na Pesquisa de Orçamento Familiares (POF), do IBGE.

No comparativo por renda, após a classe C, a A é que mais investe nestes serviços, com o montante de mais de R$ 3 bilhões, seguida da B, com cerca de R$ 2,9 bilhões, enquanto os consumidores da classe D despendem de R$ 1,4 bilhão e da E, R$ 1,1 bilhão.Comparando com outras despesas, o valor de R$ 20,3 bilhões gasto com cabeleireiros é superior ao montante anual das famílias com alimentos básicos como aves e ovos, que é de R$ 19,86 bilhões.

Os gastos com cabeleireiros também são 18% superiores às despesas com cursos regulares de educação (da pré-escola ao segundo grau) que são de R$ 17,24 bilhões. Já as classes D e E investem na aquisição de imóveis R$ 3,11 bilhões, praticamente a mesma quantia investida pela classe A em salões de beleza (mais de R$ 3 bilhões).

Fonte: Fecomercio-SP