Comandante do Exército solicita apoio da Prefeitura para evento em homenagem aos 100 anos da morte do Capitão Kirk

·
Atualizado há 10 anos

homenagem-capitao-generalcarneiro
(Foto: Assessoria).

Nesta manhã de terça-feira (27), integrantes do 5º Batalhão de Engenharia e Combate Blindado de Porto União estiveram na Prefeitura Municipal de General Carneiro. Na ocasião, o Tenente Coronel Franco Azevedo acompanhado dos Sargentos Portes e Bruno Moura conversaram com o vice-prefeito Sérgio Steptjuk sobre os 100 anos do falecimento do Capitão Ricardo Kirk e do monumento situado na localidade do Marco Cinco.

Para o exército este acontecimento é memorável e a ideia é realizar um evento homenageando o Capitão. A visita foi exatamente referente a isto, onde o exército pede apoio da prefeitura municipal para realizar essa celebração, que será promovido pelo Comando de Aviação do Exército Brasileiro de Taubaté.

Para essa parceria, o Exército solicitou apenas auxilio na limpeza do local que abriga a Cruz do Aviador e melhoria no acesso até a área. Para o evento o Coronel solicitou também que ocorra uma participação das instituições de ensino do município.

O vice-prefeito, Sérgio Steptjuk aprovou a ideia, sendo que é um monumento histórico e que deve ser homenageado. “É uma idéia muito válida, uma data muito especial e temos a satisfação de receber esta proposta que para nós é muito favorável”, garante Sérgio.

O projeto do comando do Exército é montar no dia do evento uma estrutura com palanque oficial para realizar um ato solene de cerca de 40 minutos. O evento também deverá contar com a presença de aeronaves que circularam as áreas em que o Capitão Kirk sobrevoou até o local onde aconteceu o fatídico acidente no ano de 1915.

Na reunião também foi discutido sobre a devolução do busto de bronze do Capitão Kirk, o qual após ter sido retirado do local foi devolvido ao Exército por terceiros. O mesmo será devolvido provavelmente na data do evento que está previsto para acontecer no dia 1º de março.

Além disso, foi debatido sobre o local em que o busto irá ficar. Receosos com qualquer vandalismo que possa acontecer na Cruz do Aviador por ser um local isolado foi aberta a hipótese de instalar a mesma no centro da cidade, provavelmente na Praça Quindrade Gaiovicz.