O prefeito de Cruz Machado, Antonio Luis Szaykowski, esteve reunido nessa terça-feira, 8, com os representantes da Comissão Organizadora para o Desenvolvimento e Aperfeiçoamento da Cultura da Erva-Mate (Codacem). Durante o encontro foram abordados detalhes referentes à 5ª Festa da Erva-Mate e também da comemoração ao 63º aniversário do município de Cruz Machado. A festividade será realizada nos dias 28 e 29 de novembro, na Praça Papa Pio XII. A programação completa será divulgada nas próximas semanas.
A 5ª Festa da Erva-Mate possui uma grande importância para agricultura familiar do município. A ideia do evento é que a erva-mate seja cada vez mais reconhecida com fonte de recurso na cidade, que gera uma importante economia para as famílias, comércio, empresas e também para o município.
Segundo dados da Secretaria Municipal da Agricultura, Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab) e Departamento de Economia Rural (Deral), somente em 2014 a área de plantação da erva-mate em Cruz Machado foi de 6 mil hectares e a produção de 75 mil toneladas. O valor gerado no município no ano passado foi de R$ 90.468.000,00.
O município de Cruz Machado é conhecido como o maior produtor de Erva-Mate do Brasil. Cerca de 2,5 mil famílias de produzem erva-mate. Além da facilidade de manejo, o preço tem incentivado o investimento na cultura. A cidade tem ervateiras que classificam, desidratam e moem o produto. A maior parte da produção é enviada para outras cidades do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O Uruguai e a Argentina também consomem a erva-mate produzida no Paraná.