Com o objetivo de agilizar e dar encaminhamento a projetos da área cultura na cidade, o são-mateuense Helinton Lugarini assumiu o cargo de Diretor de Cultura do Município. Segundo a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Dinéa Wiltenburg, o Departamento de Cultura deve facilitar a implantação de projetos de valorização da história e da cultura da cidade em todos os níveis.
Dinéa garante que, além do apoio técnico à Fundação Cultural, que já possui um importante trabalho no setor, o Departamento deve também articular projetos com novos grupos culturais que queiram atuar na cidade e também com projetos culturais independentes. “O Diretor de Cultura vai atuar e fazer a articulação com todas as áreas culturais da cidade. Já temos grande projetos em andamento, que vão ser agilizados, e também temos diversos grupos culturais, de diferentes etnias e origens, que querem ter mais espaço e contribuir para a cultura do Município”.
O Diretor de Cultura do Município, Helinton Lugarini, destaca que centralizar a cultura do Município deve garantir maior agilidade na implantação dos projetos já encaminhados e também para as novas iniciativas. “Muitos projetos já estão em andamento, como a recuperação da Igreja da Água Branca; a conclusão do projeto da Biblioteca Itinerante, que vai levar leitura para todas as partes do nosso Município. E ainda, mas não menos importante: acredito e, uma cidade mais culta e, para isso, começaremos um projeto envolvendo os três poderes na cidade, a fim de formar cidadãos mais preparados”.
A Secretaria destaca três grandes projetos de valorização da história e da cultura do Município e que devem ser lançados nos próximos meses pela Prefeitura: