Os clubes de desbravadores que compõem a XII Região de Desbravadores do Sul do Paraná iniciaram com toda a força as atividades do ano de 2015.
O primeiro evento a ser realizado foi uma grande parceria entre o Museu Regional do Iguaçu localizado em Reserva do Iguaçú – PR, e a coordenação regional de desbravadores.
Com o ituito de preparar líderes capazes de que desempenhar as funções que dizem respeito aos cargos e funções; a Associação Sul Paranaense está desenvolvendo um inédito sistema de treinamento para que os desbravadores que já passaram da idade (15 anos); (os quais, neste momento; devem optar por deixar o clube, ou seguir estudando e formando-se para ser um futuro diretor de clube; não podendo ser apenas mais um desbravador) possam estar se preparando através de eventos mensais de treinamento e capacitação e colocando em prática nos diversos clubes que compõem a XII Região.
A reunião de líderes foi marcada pela presença das diretorias dos Clubes Pérola do Sul (Clevelândia), Hélice do Sudoeste (Palmas), Luzeiros do Sul (Palmas) e do Clube Sentinelas de Órion (União da Vitória); os quais além das diretrizes e prioridades apresentadas, tiveram a oportunidade de conhecer todo o acervo do Museu Regional do Iguaçú.
Os Líderes Desbravadores puderam conhecer a história do maior e mais teimoso rio de nossa região; o qual possui sua nascente na região metropolitana de nossa capital Curitiba; e, ao invés de descer rapidinho para o mar; muda de direção e percorre todo o estado, indo juntar-se ás aguas do Rio Paraná, já na divisa com Argentina e Paraguai.
Espécies exóticas, raras, e até desconhecidas pela maioria dos habitantes da região, são encontradas empalhadas numa inesquecível vitrine didática que mostra toda a fauna e flora desde a nascente até a foz.
A maquete da Bacia Hidrográfica do Iguaçú, montada, narrada e iluminada de formas a impactar os visitantes, também é uma aula de cultura e conhecimento que vale a pena ser assistida.
Artigos de arqueologia, materiais de festas, ritos, cerimônias e até do cotidiano do antigo índio, do caboclo e do tropeiro que viveu nossa terras há centenas de anos também fazem parte do maravilhoso acervo do museu criado e mantido pela Copel.
Da serpente à águia, do furão à onça pintada; da formiga ao tamanduá, inúmeros e esquisitos insetos, estrutura belíssima, nada faltou; atendimento de primeira pelo pessoal que administra e apresenta carinhosamente o museu, fazendo-o parte de suas vidas.
A visão do lago da Usina Hidrelétrica Gov. Ney Braga e a natureza exuberante motivaram os líderes a realizar uma trilha cross-country e completar uma especialidade de Cultura Física em meio à toda essa obra divinamente criada; e que, apesar dos danos inevitáveis do progresso humano, ainda nos reserva cantinhos inesquecíveis como esse.
“…lugar lindo, natureza, ecologia, um local pra desbravador sentir-se em casa. Aulas inesquecíveis, a apresentação da simplicidade no viver do índio e do caboclo, os antigos instrumentos, ferramentas e máquinas; se é que assim podemos chamar ao velho moinho de pedra. Tudo isso em completa oposição ao viver capitalista, interesseiro e insatisfatório de nossos dias. Uma visita dessas nos leva a meditarmos sobre as coisa que deveriam ter valor realmente em nossa vida…” foi o resumo do Líder mais antigo investido na região, Valdecir de Lara, atual Diretor do Clube Hélice do Sudoeste de Palmas-PR (Lagoão).
Parabéns a Copel que ainda mantém um local como este, que DEUS ilumine os administradores e responsáveis por tal empreendimento; fundamental e importantíssimo na educação ecológica de nossas crianças e até de adultos que não tiveram tal oportunidade.
Também desejamos todo sucesso profissional desejado e muita prosperidade pessoal para toda a Equipe Administrativa do Museu Regional do Iguaçu. Tanto a atual gestão, como antigos funcionários, todos recebem as entidades e visitantes com voluntariedade de esforços; alegria e entusiasmo na apresentação de cada peça do museu, com a intimidade e o conhecimento suficiente para que o visitante sinta que tudo faz parte da vida deste pessoal apaixonado pela instituição; e sabemos realmente o faz.
Parabéns a todos os diretores que deslocaram suas equipes, poeira, pedra e distância não foram obstáculos. Por isso são líderes; não porque sabem; e sim, porque fazem; DEUS lhes retribua.
E para você que não conhece ainda; leve sua família, seus alunos, seus queridos e também conheça o Clube de Desbravadores de sua cidade hoje; e o Museu Nacional do Iguaçu assim que puder, ambos estão preparados para serem experiências marcantes de vida, abundância de vida para seus juvenis de 10 a 15 anos.