É NATAL: Igrejas apostam em inovações na montagem de seus presépios

Personagens em tamanho real e peças que se movem marcam a decoração de Natal nas paróquias das Cidades Irmãs

·
Atualizado há 9 anos

PresXXpioX2
Na Igreja Nossa Senhora das Vitórias, em Porto União, presépio tem tamanho rela: personagens e animais chamam a atenção

Quem frequenta as igrejas das Cidades Irmãs já consegue apreciar a montagem ou a conclusão das peças dos presépios de Natal. Conforme as secretarias da Matriz de Porto União e da Catedral de União da Vitória, todas as igrejas, de uma forma ou de outra, terão a presença dos personagens do nascimento de Cristo neste final de ano. Algumas, porém, tem um charme especial, o que acaba multiplicando o número de visitantes nesta época do ano.

É o caso do presépio que já está pronto na Igreja Nossa Senhora das Vitórias. Ele fica no altar, tem anjo, reis magos, Jesus e até ovelhas. Todas as peças são em tamanho real, o que dimensiona o impacto da cena. A igreja fica aberta o dia todo, todos os dias da semana, portanto, permite a visitação do público em qualquer momento.

Na Igreja Santa Catarina, no Bairro Santa Rosa, o presépio é quase uma atração turística. É que as peças se movem a partir de um empurrãozinho mecânico. Além disso, a manjedoura é apenas um detalhe. De acordo com a secretaria, a cena conta a história de Cristo desde a anunciação, passeia pela surpresa de São José e pelo batismo de Jesus. O cenário, que tem até água e moinho em movimento, fica pronto apenas na semana do Natal.

PresXXpioX1Já na comunidade da Igreja São Pedro e São Paulo, a equipe da paróquia terminou na semana passada a confecção das peças. Por lá, os fiéis podem ver de perto como o trabalho ficou já no final de semana. Neste ano, a serragem será a matéria-prima mais utilizada. Haverá montanhas e um monjolo, que funcionará durante as celebrações.

Em União da Vitória

Todas as igrejas vão montar seu cantinho especial para o Natal. Na Catedral, pela primeira vez, por iniciativa do pároco Ivo Jablonski, uma casinha foi construída apenas para receber o presépio. A ideia é deixar a cena mais próxima da comunidade, já que nos anos anteriores ela ficava embaixo do salão paroquial, com horários limitados de vista por conta dos portões.

 

Igreja Nossa Senhora de Fátima

Na paróquia do Padre Cláudio, a comunidade participa de maneira mais intensa da montagem do presépio. Na verdade, é com a árvore de Natal que este relacionamento está mais próximo. Na semana passada, o pároco convidou à população para participar da decoração dela. Por isso, até o final de semana, os fiéis podem levar o que quiserem para ajudar na montagem de um dos grandes símbolos do Natal.