É NATAL: Muita LUZ para brindar a chegada da data mais esperada do ano

·
Atualizado há 8 anos

LuzesXNatalX2
Na Alvir Riesemberg, árvores foram iluminadas

Aquele tempo gostoso, de sair de carro ou a pé para ver a decoração de Natal das casas e lojas, já não é mais tão frequente. É que, por conta da crise econômica e até por falta de empolgação mesmo, o clima que deveria tomar conta de dezembro e até do final de novembro, é bem mais tímido. Assim, cada vez mais, se vê cada vez menos. Menos decoração, menos pisca-pisca, menos investimento.

Na tentativa de resgatar o passado e dar um gostinho mais puro à data, as prefeituras e alguns lojistas estão se empenhando. Por isso, insistem em decorar ambientes públicos e privados, para alegrar o final de ano e, sim, mostrar que o ano que vem bate à porta e com ele vem muita coisa boa.

Em União da Vitória o trabalho de colocação das luzes de Natal termina hoje. Os postes, já preparados para isso, serão ligados. Lá no alto deles, há estrelas que, especialmente no anel central, já estão ligadas. Na Praça Alvir Riesemberg, ainda, algumas luzes foram colocadas nas árvores. Os tons esverdeados têm iluminado até o coreto do espaço. “E em São Cristóvão, refizeram a iluminação antiga, num trabalho grande com a empresa Trajeto”, conta o Chefe de Gabinete da prefeitura, Sidnei Cieslak.

Em Porto União, a decoração pública também termina neste final de semana. São, conforme o secretário da Cultura, José Carlos Gonçalves, luminárias em mangueiras de led, além dos portais da Rua Siqueira Campos. “Eles foram pintados e também recebem a luminária”, conta.

Árvore de 11 metros

LUZESXNATALX1
Árvore de 11 metros na Casa Estrela é uma das novidades no centro de União da Vitória

No centro de União, uma das grandes atrações gratuitas é a decoração da Casa Estrela. Neste ano, além das franjas de luzes, dispostas nos toldos, a direção da empresa foi mais longe: colocou no alto do imóvel uma árvore de Natal com 11 metros de altura.

E ela é cheia de tecnologia. Conforme o gerente da Estrela, Thiago Jorge Iwanko, a estrutura é metálica e, como é bem alta, pode ser vista especialmente por quem mora em lugares mais altos. A construção é uma parceria com os estudantes de Mecânica da Uniguaçu. “Fizemos o projeto com eles. A árvore tem 48 fitas de dez metros de led e intercala sete cores e o acendimento das luzes é eletrônico”, conta.

O primeiro teste – que deu certo – foi na segunda, 21. Agora, os projetistas devem incrementar o projeto para que já no começo de dezembro, emocione ainda mais. “Deu certo. Está sendo um grande sucesso”, sorri Iwanko.

Chegada do Papai Noel

Neste ano, assim como foi em 2015, o Bom Velhinho chega junto com a Parada de Natal, desfile organizado pela secretaria da Cultura de Porto União e que, até agora, já confirmou a participação de três bandas e várias escolas de dança.

A chegada do Papai Noel é uma ação da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), um gesto festivo e simbólico que marca a abertura do calendário de Natal no Vale do Iguaçu. Haverá carreata e distribuição de balas no percurso. Ela começa às 20 horas e termina cerca de 60 minutos depois disso, na Estação União. A festa acontece em um dos palcos da Festa do Steinhaeger e do Xixo.