Com sutileza, a artesã e artista plástica Nádia Maltauro Ayub conseguiu encher a tela com detalhes. São conchas, escamas e, curiosamente, parte de coisas que os visitantes do litoral esquecem ou perdem. Por isso, as telas reúnem correntinhas, pingentes e brincos.
A ideia, mais do que ousar, é mostrar a importância da atenção dos banhistas. “Porque isso tudo os peixes podem engolir e morrer”, fala Mariana Martinelly, que cuida do espaço e, nesta exposição, tem participação especial. Com Nádia, Mariana assina o projeto de criar uma coletânea artística com registro de antigas brincadeiras de criança. Assim, quem quiser ver seu retrato na tela, basta levar uma fotografia até o Espaço da Arte. O trabalho não será cobrado e quem não quiser a tela, automaticamente a cede para o acervo.
Belezas do Mar
As telas, que na verdade foram substituídas por painéis de madeira, podem ser apreciadas até a última semana de junho. A mensagem, por trás das texturas que mistura acrílico, tinta, areia e até madeira, é a de preservação do meio ambiente.
E tudo, exatamente tudo, é aproveitado. Uma das telas, por exemplo, tem sua moldura inspirada na demolição. São restos de madeira, já bem danificadas, que foram colocadas no formato da tela para garantir a beleza do quadro. O resultado é impressionante.
Exposição
O quê?
Belezas do Mar
Onde?
Espaço da Arte, no centro de Porto União
Até quando?
Final de junho
Investimento?
Entrada franca
Fotos: Mariana Honesko