Por Mariana Honesko
É preciso visitar o espaço com tempo. As peças assinadas por Eliziane Buch e Maria da Glória de Andrade Canfield merecem mais que uma observação fria. Eliziane pinta à óleo e com aplicações. Maria da Glória explora miniaturas turísticas e o estilo box maker, uma inovação para a região mas com uma raiz no Cubismo, de 30.
Ambas as obras estão no Espaço da Arte, na Rua Prudente de Morais, no centro de Porto União. Conforme a equipe de visitação, as exposições que foram abertas no dia 8 de novembro, ficam disponíveis para visitação do público até o dia 5 de dezembro, quando todo o ambiente terá apenas motivos natalinos para apreciação e compra.
Arte na tela
Eliziane Buch esboça leveza, ora vigor, ao segurar o pincel. Suas peças são coloridas, de tons intensos mas abrem espaço para a aplicação até do que parece ser incompatível. Na tela, porém, a ousadia dá certo. As telas têm texturas, miçangas, material reciclável e até sementes. Um dos quadros revela traços de pinhão, por exemplo, e outro, elementos à base de jornal.
Já as miniaturas e turismo parecem ser a paixão de Maria da Glória. Na mostra exposta no Espaço da Arte, ela une suas preferencias e revela, em traços retos e coloridos, atrativos das Cidades Irmãs em pequenas telas. De todas as combinações, a colocação das locomotivas em espaços micros chama a atenção. Maria assinada ainda telas à óleo, mandalas e florais.
Espaço da Arte
No centro, na Rua Prudente de Morais. O ambiente pode ser visitado todos os dias, inclusive aos sábados, das 13 às 18 horas. A entrada é franca.