Durante todo o final de semana aviadores e os apaixonados pela aviação se reuniram no Aeroporto José Cleto, em União da Vitória, para o quarto encontro de aviadores promovido pelo aeroclube Asas do Iguaçu.
A ideia do encontro, conforme o vice-presidente do clube, Cleverson Kimita, era uma forma de confraternizar com esses pilotos e, também, com os apaixonados pelo aeromodelismo. “A gente esperava que viesse uns 40 aviadores, mas superou nossas expectativas”, disse.
Entre visitantes e aviadores que participaram do encontro somaram pouco mais de 130 pessoas. No sábado cerca de 43 aeronaves pousaram no José Cleto. Já no domingo mais cinco aviões chegaram por lá.
Segundo Kimita os aviões tinham capacidade de 2 a 6 lugares. Mesmo assim, a presença deles no aeroporto gerou furor em quem gosta de estar pelos ares. “Juntou bastante gente para visitar, porque os aviões ficaram estacionados no aeroporto”, comentou.
O próximo encontro na cidade será em dois anos. A ideia, agora, é retribuir a visita dos amigos aviadores nos encontros que acontecem entre maio e junho em Passo Fundo (RS) e Pato Branco (PR). “O pessoal que veio é de Santa Catarina, do Paraná e Rio Grande do Sul”, lembra. “Eles sempre estão presentes nos encontros, então nós também vamos retribuir essa visita.”
Ainda durante o final de semana, além dos pousos e decolagens, foi servido almoço, janta e um café da manhã no domingo. Para o pessoal que decidiu pernoitar por aqui a estadia foi mesmo no José Cleto. Por lá foi montada uma área de camping com banheiros e serviço de bar durante todo o final de semana. A banda Hangar Rock and Fly, formada por integrantes do Clube Asas do Iguaçu, também se apresentou.
Asas do Iguaçu
O Clube teve início em 1990 quando aviadores locais começaram a fomentar o hobby na região. Anos depois, em 1995, os que antes eram poucos os apaixonados pela aviação se juntaram com empresários e até militares que aumentaram o Clube.
Já com a criação do Clube teve início a Escola de Aviação que funcionou até poucos anos atrás, contudo com as novas regras da ANAC a Escola teve de ser desativada.
Para fazer parte do clube não precisa ser dono de um avião ou ultraleve, apenas gostar de estar nas alturas. Conforme Kimita existem várias formas de se tornar sócio. “São os que são participantes de aeronaves e sócios do clube. O Clube é de aviadores. Aviadores não são proprietários”, comenta.