Alemães, poloneses, ucranianos, italianos. Essas foram algumas das etnias presentes no Vale do Iguaçu. E para celebrar o encontro de culturas, aconteceu no fim de semana na Estação União, a 7ª Festa das Etnias, promovida pela Secretaria de Cultura e Turismo de Porto União. E um desfile marcou o início do evento.
Também fizeram parte da festa atrações das etnias francesa, brasileira, árabe, austríaca, alemã e indígenas da região do Quati, interior de Porto União.
Quem passou pela Estação União nos dois dias de festa, pôde conferir diversas apresentações artísticas e culturas, e variada gastronomia. O tempo colaborou, e muitas pessoas de toda a região prestigiaram as atrações.
Para Maristela Correia representante da cultura italiana, a festa é uma grande oportunidade de resgatar as origens dos povos. “Muitas pessoas não conhecem suas origens, e um evento como essa possibilita esse resgate”, disse.
Já Melania Kpczyla, representante da cultura polonesa, a cada evento a participação das pessoas vem aumentando. “Percebemos que as pessoas vêm valorizando esses eventos, participando cada vez mais, independente se tem haver ou não com sua etnia, mas o fato de valorizar a ação cultural”, enfatizou.
O #vemprapraca também organizado pela Secretaria de Cultura e Turismo de Porto União, vem impulsionando as manifestações artísticas e culturais no município.
Grupos folclóricos, companhias de danças, além de representantes de outros ações, vem tendo nos eventos a oportunidade de ampliar as divulgações de seus trabalhos.
Novas ações do #vemprapraca estão sendo programadas pela Secretaria de Cultura e Turismo, servindo como um preparativo para mais uma edição da Festa Nacional do Steinhaeger e do Xixo, que acontece no início do mês de dezembro na Praça Hercílio Luz, em Porto União.