Em cerimônia realizada na manhã desta terça-feira, 16, foi entregue pela administração municipal a revista ilustrada Conte o Estado – A Guerra do Contestado, idealizada pelos irmãos Alexandre e Rafael Sucharski para as escolas públicas e particulares de Porto União.
A revista lançada no mês de maio no Auditório da Universidade do Contestado (UnC), em Porto União, conta de uma forma simples e acessível para as crianças e adolescentes a Guerra do Contestado. A obra teve a supervisão geral do professor Aluizio Witiuk, com a revisão de roteiros de Alex de Miranda Silva e com a revisão ortográfica de Fahena Porto Horbatiuk. A revista foi confeccionada em parceria entre as administrações de União da Vitória, Porto União e a UnC.
O Secretário de Cultura e Turismo, José Carlos Gonçalves, que em parceria com a Secretaria de Educação, comandada por Bento Trindade Junior, distribuiu 50 exemplares da revista para cada instituição de ensino do município, para ser usado nas bibliotecas.
De acordo com Alexandre, primeiramente surgiu à ideia de fazer uma revista, que no primeiro momento não tinha um tema definido. “Começamos a montar a revista e somente depois que decidimos fazer sobre o tema Contestado com as informações que buscamos da internet, já que na época estavam lembrando os 100 anos da Guerra. Começamos a fazer, mas soubemos depois que as informações estavam todas erradas. Por isso, tivemos que refazer toda a história quando o professor Aluizio Witiuk viu o material e nos corrigiu e incentivou a refazê-la”, explicou.
Após todo o material refeito, desta vez com uma equipe auxiliando na revisão, o contato com as prefeituras deu certo para a impressão da revista. “Quando começamos não tínhamos ideia de que a revista seria distribuída para todas as escolas. A gente refez a história da revista várias vezes até que ficasse de acordo com a história verdadeira”, falou Rafael. De acordo com eles, a obra servirá para que as crianças possam aprender o que foi a Guerra do Contestado.
“Esse trabalho teve a impressão de oito mil cópias, sendo que 2.400 cópias ficaram para Porto União, que serão repassadas as escolas do município, com a sugestão para que fique nas bibliotecas para as consultas dos alunos e assim um maior número de pessoas possam ter acesso ao material”, afirmou o Secretário de Cultura e Turismo.
Para o secretário Trindade Junior o apoio do Prefeito Anízio, que liberou a confecção das revistas foi importante. “Só foi possível à impressão com o apoio do Prefeito Anízio. Anos anteriores houve uma conversa com os autores para a impressão, mas na época não foi possível e agora conseguimos que isso fosse concretizado junto com a Secretaria de Cultura através do secretário José Carlos para que essa obra chegasse aos nossos alunos”, destacou.
O Prefeito Anízio lembra a importância dessa obra para resgatar a história de nossas cidades. “É uma revista com uma qualidade excepcional, parabéns a todos os envolvidos. Quero destacar os esforços dos Secretários Bento Trindade e José Carlos por unirem forças para chegar a este momento. Desde o começo da nossa administração estamos nos esforçando para ampliar essa questão cultural e histórica do nosso município. Nós temos que conhecer melhor a nossa história. Temos grandes incentivadores do resgate da história de nossas cidades. Isso é mais um marco da história do nosso município e é uma maneira de contar melhor a história de como surgiu Porto União e a importância da Guerra do Contestado”, falou o Prefeito Anízio. Na cerimônia que contou com os diretores e diversas escolas do município foi entregue uma bandeira do Contestado ao Prefeito Anízio de Souza e para a Secretaria de Educação.