O que ele nunca imaginará era que o surfe ganharia uma página tão importante na sua vida.
Wagner Ari Neumann, ex-morador de Porto Vitória e que adotou União da Vitória como a sua cidade do coração, guarda o seu hobby há sete chaves.
“A partir de agora as pessoas saberão o amor que eu tenho pelo esporte, e muito mais pelo surfe”, afirma.
Ele que é conhecido em União da Vitória e região no cargo de secretário da Associação dos Municípios do Sul do Paraná (Amsulpar), comenta que mesmo diante da boa relação com as pessoas, é tímido. Quase não compartilha nada da sua vida.
Foi assim, em uma conversa informal que aconteceu anteontem, que Wagner abriu o seu coração. Por onde passa chama a atenção pelo alto teor do seu bronzeado. Também pudera ein! A coloração da sua pele ganhou um novo tom por aproveitar o sol de Barra Velha (PR), enquanto treinava e surfava.
“Ah se eu tivesse descoberto o surfe desde menino (brinca). É uma parte da minha vida”, revela.
A prancha debaixo do braço e as roupas de surfista passaram a fazer parte da vida de Wagner aos 48 anos de idade. Hoje, aos 54 anos, ele desfila nas areias das praias paranaenses com muito orgulho. Estufa o peito e vai. O que ele mais vibra é com o reconhecimento de todos na praia.
“É como se o cara com a prancha fosse um rei; nossa! Há um reconhecimento muito grande por parte da comunidade para quem é surfista”.
Ele ainda se considera um amador da modalidade; porém não tem só estilo, e sim habilidade. É apaixonado pelas manobras do surfe. Sempre que tem uma oportunidade, pratica seu esporte favorito nas águas do mar com os novos amigos surfistas.
“Para chegar ao equilíbrio em cima da prancha foi difícil. Eu desafio qualquer um a tentar. Eu li muito sobre o assunto, assisti inúmeros vídeos e pratiquei”.
Favoritos
Para Wagner, entre os praticantes de surfe favoritos ele cita John Alexander Florence, mais conhecido como John John Florence, que é um surfista profissional estadunidense. Bicampeão mundial, é considerado um dos maiores nomes da nova geração do surf mundial. Em 2017, na etapa de Pipeline no Havaí, conquistou seu segundo título mundial.
É claro que o brasileiro Gabriel Medina não ficaria de fora. Wagner é muito fã do esportista. Medina, mais conhecido por ser o bi-campeão mundial de surf da ASP World Tour de 2014 e 2018, sendo o primeiro brasileiro a vencer um mundial de Surf. Ele também é o mais jovem brasileiro a ingressar no seleto ASP World Tour.
Surfe
É uma prática desportiva efetuada na superfície da água, frequentemente considerada parte do grupo de atividades denominadas esportes de aventura, cuja proficiência é verificada pelo grau de dificuldade dos movimentos executados pelo surfista ao deslizar em pé na prancha de surfe, aproveitando a onda que quebra quando se aproxima da praia ou costa. A palavra Surf ainda pode ser encontrada como som da arrebentação das ondas.
A onda certa
… Do caos a ondas rasas, Wagner não se intimida para o esporte. Quando levanta, depois do susto, olha para o céu e para os amigos e se atraca em um abraço, como aquele de um campeão.
O sonho agora é praticar nas ondas quilométricas em Chicama, no Peru.