Estátua do Cristo no Morro da Cruz é tema para encontro do Conselho de Cultura

·
Atualizado há 10 anos

KODAK Digital Still Camera
(Foto: Assessoria).

O Conselho Municipal de Cultura de Porto União esteve reunido na quarta-feira, 28, para discutir sobre a instalação da estátua do Cristo, no Parque Turístico Morro da Cruz. Com a implantação do novo projeto no local, a imagem do Cristo precisou ser retirada, mas ganhará um espaço adequado. No mirante que faz parte da remodelação uma nova estatua será instalada.

O projeto atenderá ao turismo principalmente de cunho religioso, composto pelo Mirante de Observação, Via Sacra e Parque Monge João Maria.

Inicialmente a Rua Theodoro Kroetz que dá acesso ao Morro foi pavimentada. Após, a margem da rua recebeu uma Via Sacra com imagens de dois metros de altura por um metro de largura, profundidade de 30 cm com esculturas no estilo clássico. Obra de Carlos Kussik e Roque Correa. O próximo passo é a construção de um Mirante. A obra está em andamento e dentro do cronograma de execução.

No ano 1967, foi instalada uma estátua de Cristo no alto do Morro da Cruz para celebrar o cinquentenário do Município de Porto União, obra de Evaldo Felippe. A princípio a estátua de Cristo após cuidadoso processo de retirada para a execução da obra do mirante deveria retornar ao local de origem. Ao ser retirada, descobriu-se que a estrutura por baixo do reboco foi feita em tijolo e de frágil resistência. O material utilizado na estátua preocupou a equipe pela durabilidade futura e pelas formas desgastadas pelo tempo.

Por esse motivo, houve um impasse na composição da obra: recuperar a imagem do Cristo, levando em conta a fragilidade do material ou a construção de uma nova estátua para ser instalada no local, guardando as características da anterior.

Para resolver a situação de forma imparcial a Secretaria de Cultura e Turismo, a Secretaria de Administração e o Prefeito Municipal em exercício, Aloísio Salvatti, reuniram-se com os membros titulares do Conselho Municipal de Cultura de Porto União, para as deliberações.

Após discussões, argumentos, considerações e a conclusão decidiram por:

Construção de uma nova estátua de “Cristo” para compor o Mirante do Morro da Cruz: Os conselheiros foram unanimes para que uma nova estátua de Cristo seja construída para substituir a anterior. O monumento deverá ser um trabalho artístico/artesanal construído em material adequado para compor a obra do Mirante, conforme deliberado pelo Conselho, o trabalho deverá ser assessorado pela Secretaria Municipal de Planejamento.

Preservação da estátua de Cristo anteriormente instalada: Os conselheiros decidiram de forma unanime fazer uma reforma/restauro na imagem do Cristo, colocação de uma placa com as indicações de preservação histórica e deixa-lo instalado no próprio Morro da Cruz em posição de destaque para a visitação turística, não compondo a obra do Mirante.

A decisão levou em consideração a preservação da história e cultura local e que os monumentos devem e serão preservados para a posteridade, mas em hipótese alguma pode-se deixar de lado a preocupação com o desenvolvimento da cidade, da segurança dos visitantes aos pontos turísticos e a estrutura da obra que poderá causar prejuízo financeiro aos cofres públicos caso seja mal executada.

“Acreditamos que a decisão tomada é a melhor para o momento, pois haverá ao mesmo tempo a preservação da História e do monumento substituído, uma valorização da construção do novo mirante enquanto atrativo turístico e a responsabilidade com o correto emprego dos recursos públicos com a entrega de uma obra de qualidade”, afirma José Carlos Gonçalves, Secretário de Cultura e Turismo de Porto União.

Fazem parte do Conselho, Luis Antônio de Oliveira – representante da área de teatro; Roberto Bona – representante da área de Artes Plásticas; Nivaldo Oliskowski – representante da área de literatura; Raquel Berenice Storck – representante da área de Artesanato; Bruno Waldemar Dozorec – representante da área de Música; Ari Krüger dos Passos – representante  da área de Patrimônio Cultural/Museus; Dinarte Ribeiro Guedes Neto – representante da área de Tradições Populares/Etnias; Márcio Roberto Marczynski –  representante da área de Bibliotecas; Luiz Fernando Colombelli – representante da área  de Coral e o Fábio Bianchini – representante da área de Dança.