Já são três finais de semana e um feriado no calendário de trabalhos da fogueira da Paróquia São Pedro e São Paulo. No Bairro São Pedro a tradicional festa da fogueira, que está em sua 80ª edição, só começa no dia 4 de julho, mas as preparações já estão fervilhando na comunidade. Exemplo é a montagem da fogueira maior, que tem cerca de 35 metros de altura.
O grupo de voluntários trabalha todos os finais de semana para deixar a fogueira em pé até julho, mas, na semana passada, nem na quinta-feira de feriado eles folgaram. Eram 14 horas de Corpus Christi quando os foguetes marcaram o início dos trabalhados. Os fiéis ficaram até o início da noite.
A estrutura é montada por quatro varas, o restante, que dá “corpo” para a fogueira, são madeiras que restaram da última festa e outro tanto vem de doação. A Paróquia também tem um terreno para reflorestamento, onde planta as árvores de eucalipto que serão utilizadas nas duas fogueiras.
A “irmã mais nova” é montada por último, em um único final de semana. No entanto, ela é a primeira a ser acesa, no dia 4 de julho, quando acontece a Festa dos Padroeiros.
A fogueira maior será acesa no dia 11 de julho, em um sábado. A festa segue até o domingo, 12, com tarde dançante e bingos.
Programe-se
Novenas
No dia 2 de julho já começam as festividades da Fogueira. Neste ano a novidade está nas nove novenas que serão celebradas na comunidade. Elas iniciam no dia 2 e seguem até na sexta-feira, 10. Cada dia é dedicado para uma benção. No primeiro é a vivência eucarística e celebração com o Santíssimo, no segundo dia, coração de Jesus e a benção das ervas medicinais, na terceira novena São Pedro e São Paulo apontam o verdadeiro caminho e celebração com bênçãos das velas. Já no dia 6 a novena celebra o sabor da vida nova com a benção do sal, logo São Pedro e São Paulo abençoam os trabalhadores com a benção da carteira de trabalho. No outro dia, saúde será lembrada pela novena, e nos últimos dois dias os educadores e combatentes na fé receberão as benções nas capelas e chaves.
As novenas acontecem, todos os dias, a partir das 19 horas na Paróquia do São Pedro.
Sábado, 4
No sábado a Festa do Padroeiro é marcada pelo acendimento da fogueira menor. O início é às 17 horas, missa às 19 horas, acendimento às 20h15 e início do bingo com premiação em dinheiro começa às 20h30.
Sábado, 11, e domingo, 12
No outro final de semana é que a fogueira maior entra em cena. O início da festa no dia 11 é às 15 horas. Às 19h45 tem cerimonial com oração e benção da fogueia e poucos minutos depois, às 20 horas, que a fogueira maior é acesa. Nesta noite também terá bingo com premiação em dinheiro.
No domingo, 12, a festa continua e começa às 6 horas com a alvorada festiva. Às 7 horas quem quiser um churrasco já pode reservar, às 10 horas haverá Santa Missa festiva animada por coral com tema São Pedro e São Paulo “dai-nos firmeza na fé”. Neste ano a missa ocorre depois do acendimento da fogueira para evitar tumulto durante as celebrações.
Ao meio dia vai será servido almoço na Paróquia com churrasco, frango assado, risoto e saladas. Já às 14 horas, tem início a tarde dançante com o grupo Musical Talento de Porto Vitória.
Os preços de comidas e bebidas que serão comercializados no evento ainda não foram divulgados. Os valores serão acertados uma semana antes do início das festividades, conforme a secretaria da Paróquia.