De dar água na boca. Basta um comentário sobre a costela preparada pelos integrantes do Centro de Tradições Gaúchas Fronteira da Amizade (CTG), de União da Vitória para dar aquela vontade de saborear aquela costelada assada no fogo de chão.
Conhecido tradicionalmente pela perpetuação da cultura gaúcha por meio de suas danças sincronizadas e costumes , o CTG também se destaca pela no preparo da carne. A Costela que da nome ao maior evento da região – a 7ª Festa Nacional da Costela – é sinônimo de excelência no sabor.
O segredo? Alguns revelados pelo patrão do CTG, Ageu Ferreira de Castro. Outros, são guardados na memória daqueles que são os responsáveis por manter o padrão e o sabor da costela.
Ageu explica que um dos diferenciais da costela oferecida pelo CTG de União da Vitória, está no corte, devido a costela ser cortada inteira e com a parte do peito junto. “Normalmente as costelas utilizadas em grandes eventos são apenas a costela ripa (parte próxima dos ossos do animal) e nossa tem um corte que abrange a costela e o parte do peito do animal o que proporciona uma peça maior e com mais sabor” .
Também, segundo o patrão, pela costela ser inteira, a mistura das camadas durante o período que fica assando, proporciona um sabor excelente. “O processo de assar as costelas em um ambiente fechado também ocasionada uma textura diversificada, além disso, utilizamos o carvão classificado e a costela não adere ao gosto de madeira. O sal especial da um gosto mais saboroso da carne e a deixa uniforme. Outras técnicas são segredos da casa”, risos.
Festa da Costela
Organizada pela Associação Comercial e Empresarial de União da Vitória (ACEUV) e o CTG, em 2014, a 7ª Edição da Festa acontece de 12 e 14 de setembro, no CTG. O evento terá a maior e melhor estrutura e a programação inclui apresentações culturais tradicionalistas, fandango e shows nacionais.
Kit Costela
O famoso KIT está disponível para todos os dias do evento. O valor é R$ 690 reais, e segundo o patrão, da para 30 pessoas. Quem adquirir o Kit, no dia escolhido, tem uma mesa reservada com o número da costela, e ao retirar, recebe pão, farofa e salada. Ao final, se a pessoa entregar o espeto, é reembolsado R$ 20 reais.
Na parte do galpão – de responsabilidade do CTG – pela primeira vez, durante os três dias de festa, será servido o buffet, a 27 reais o Kg, que tem a costela como prato principal. Também, na parte interna do Centro, será comercializado pastel, variados tipos de cuque e o famoso X costela. Vale ressaltar que este ano não haverá Costelada no Fandango. Os ingressos para os tradicionais bailes são vendidos separadamente.
Contato
Confira a programação pelo site www.festanacionaldacostela.com.br. Dúvidas ligar para na ACEUV pelo telefone 3521-6300
Ingredientes
01 costela bovina inteira de aproximadamente 30kg.
01 kg de sal grosso.
Modo de preparo
Limpe a costela tirando todos os excessos de cartilagens e impurezas do corte, em seguida umideça levemente a carne e polvilhe o sal grosso por toda superfície, deixe descansar por 4 horas e leve ao fogo de chão intenso a uma distancia de 0.80 cm com os ossos virados para a chama por aproximadamente 8 horas, após assada retire do fogo e bata levemente a costela para retirar o excesso de sal sua costela esta pronta para ser servida.