FESTA DA COSTELA: Estrutura começa a ser levantada no CTG

Festa é em uma semana. Organização espera 60 mil pessoas nos cinco dias de evento

·
Atualizado há 8 anos

festa-costela-uniaodavitoria-2016
(Foto: Bruna Kobus).

Daqui uma semana, o espaço do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Fronteira da Amizade em União da Vitória recebe a nona edição da Festa Nacional da Costela. O evento, neste ano, terá cinco dias e a organização espera receber cerca de 60 mil visitantes.

Para acomodar toda essa gente, a estrutura está bem adiantada. Ela começou a ser montada na semana passada e tem no total 7 mil metros quadrados. Conforme Elmir Metelski, dono da 4Play Eventos que assina a organização da Festa, boa parte da estrutura é coberta. “Fica apenas o estacionamento de fora e o helicóptero”, conta.

A estrutura ainda conta com dois palcos: o principal, que será montado no pavilhão principal, onde está a Praça de Alimentação; e o palco da arena de shows, onde serão realizados as três apresentações nacionais entre a sexta-feira, 9, e o domingo, 11, com as duplas Bruninho e Davi, Marcos e Belutti e Zé Neto e Cristiano.  Esse é o único espaço da Festa que é necessário ingresso, no restante do evento a entrada é de graça.

Conforme Elmir, neste ano, a programação do Palco Principal tem início na quinta feira, 7, e segue com apresentações até domingo à noite. Por lá vão passar atrações com artistas e bandas do Vale do Iguaçu, como Rapha Damasceno, Janaina Moreno, Banda Monshine, Valdomiro Viola e Edu Jr. Também terá apresentações e shows de fora com o Grupo Marcação, Farrancho, a dupla sertaneja curitibana Johnny e Alex, o pop rock do Nelson Viana e Banda de Florianópolis. “Tudo isso no palco gratuito durante os quatro dias”, frisa Elmir.

Já no Galpão do CTG estão programados dois bailes bem ao estilo gaúcho. Na ocasião serão cobrados ingressos para os grupos Fogo de Chão e Os Mirins.

Toda a estrutura é assinada pela empresa Ecoos Estruturas de Chopinzinho (PR) e a LPM Pirâmides de Maringá, também no Paraná. Outras empresas de montagem de stands são de Pato Branco e de União da Vitória. “Já está bem adiantada a montagem, a parte onde será os stands comerciais já está montada, nesta sexta-feira, 2, chega a empresa de Chopinzinho que irá montar os pavilhões e arena de shows”, conta Elmir. A organização espera que no início da próxima semana toda a parte estrutural esteja levantada e pronta, só à espera do início da Festa.

“A expectativa é a melhor possível. Vimos que a Festa está crescendo a cada ano, e achamos que era um desperdício de estrutura montada para apenas dois dias e meio de Festa. Então, em comum acordo com todas as partes envolvidas e aproveitando o feriado de 7 de Setembro, resolvemos ampliar a festa, que começa no feriado, com desfile e termina no domingo”, explica.

Alimentação

Na área da “comilança” serão 15 espaços que serão tomado por food trucks, bem ao estilo do festival que aconteceu aqui em União no mês passado. Muito caminhão equipado com a estrutura de cozinha já é conhecido, mas tem cardápio novo. “Desde comida chinesa, hambúrgueres artesanais e gourmets, até pratos mexicanos, barreado, paletas, churros e sobremesas francesas”, conta Metelski. Os trucks são de Curitiba, Guarapuava, Joinville, Ponta Grossa e União da Vitória. É o caso do Shawarma, que serve sanduíche árabe. Também terá espaço o grupo Grunenwald com a preparação do bratwurst, prato tradicional alemão que já caiu no gosto de quem mora no Vale do Iguaçu, além do X-Costela, Kit Costela com acompanhamentos, que pode ser servido para até 30 pessoas, e o almoço por quilo dentro do barracão do CTG Fronteira da Amizade. A praça de alimentação também se estende para a área de shows. O que não acontecia até a edição passada.

Segundo o patrão do CTG, José Jorge dos Santos, foram comprados 6 mil quilos de costela, com reserva para mais 1,5 quilos. “Serão 7,5 toneladas de carne. Queremos vender tudo até domingo de tarde”, fala. A costelada começa a ser vendida logo depois do desfile de 7 de Setembro, que dá início, oficial à festa. “A expetativa é a melhor possível, com a nossa tradicional costela de chão, fandangos queremos mostrar os valores na nossa terra. Queremos atender a todos da melhor maneira possível e com a melhor costela de chão”, sorri Jorge.

O número de banheiros também vai aumentar. No ano passado eram 65 para atender todo o público, neste ano, serão cem. Já na área de exposições serão 55 stands. Tem empresas de toda a região, mas, segundo a Associação Comercial de União da Vitória (Aceuv), que também assina a organização do evento, a procura maior é por empresários locais.

Outra atração que continua nesta edição, são os passeios de helicóptero e os brinquedos infláveis para a criançada.

Agende-se

Onde

CTG Fronteira na Amizade, que fica na Bento Munhoz da Rocha Neto

Quando

Dos dias 7 a 11 de setembro

Investimento

Entrada franca

Informações

Para acompanhar a programação completa do evento acesse o site festanacionaldacostela.com.br ou a página facebook.com/festanacionaldacostela.