Enquanto a estrutura da festa é montada, nos bastidores do evento, uma série de outros acontecimentos paralelos ocorrem. Quem mora além das Cidades Irmãs, para vir à oitava edição da Festa Nacional da Costela, precisa reservar um cantinho na casa dos amigos ou em um quarto de hotel. E neste aspecto, União da Vitória e Porto União vão muito bem, obrigada.
Na verdade, em alguns empreendimentos, a movimentação é grande já desde julho. Para os dias do evento, 11, 12 e 13 de setembro, a reserva é quase total em algumas redes.
É o caso do Hotel 10. Conforme os recepcionistas, há 15 dias não há mais vagas para a data. “E 100% é para a festa”, conta André Estacheski. Conforme ele, a procura tão acentuada e antecipada é comum desde a terceira edição, quando a festa ganhou âmbito nacional, de fato. No 10, artistas, visitantes e expositores, já garantiram seu lugar.
É um pouco mais tímida, contudo, a procura em outros espaços. Os hotéis Riad, Ópera e São Rafael, por exemplo, acreditam na procura intensa, porém, apenas na semana do evento.
Estrutura pronta em 40%
Enquanto a procura por leitos ocorre, cresce o dinamismo da organização da festa. Até ontem, 40% de toda a estrutura já estava concluída. A informação é do promotor do evento, Elmir Metelski Júnior, da 4 Play Eventos. “A parte de todos os estandes da indústria e comércio está pronta”, comenta. Conforme ele, antecipar a montagem é justamente uma vontade de deixar tudo mais fácil para os expositores. “Para que eles já encontrem algo pronto e montem sua estrutura”, justifica. Só para se ter ideia, a montagem para a oitava edição começou há 15 dias. Em 2014, o trabalho ficou concentrado apenas na semana da festa.
Já estão quase concluídos, ainda, o parque de diversões e a instalação da energia elétrica em todos os 12 mil metros quadrados de área coberta.
Detalhes
Além da gastronomia farta e variada – este ano até o sushi entra no cardápio – o evento vai oferecer também passeios de helicóptero (com autorização da Anac). Neste ano, porém, a festa não vai oferecer estacionamento próprio. Assim, quem vem de carro, vai precisar deixar o veículo na rua, em um amigo ou nos espaços de exploração particular. De toda a forma, a certeza é de um evento grande, prestigiado por cerca de 80 mil pessoas durantes os três dias. “Acreditamos que será melhor que o ano passado”, sinaliza Metelski.
Parque de diversões
A empresa Play Sul, de Videira (SC), vai colocar 15 brinquedos – a maioria radicais – na área sem cobertura do evento. A presença do parque é uma das novidades da edição. Em 2014, havia um parque, mas, com menos atrações.
Para saber mais
A festa tem página oficial: www.festanacionaldacostela.com.br. Lá, todas as informações sobre a estrutura e a programação – inclusive sobre ingressos e shows – estão disponíveis.