Foram três dias de muita música, gastronomia, jogos germânicos e diversão. A 11ª edição da Festa e do Steinhaeger registrou um público de 71 mil pessoas que passaram pelo local, segundo estimativas da PM e do Corpo de Bombeiros. Na sexta-feira, um desfile pelas principais ruas dos dois municípios antecedeu a abertura da festa. A movimentação da primeira noite, 08, foi de 17 mil pessoas e o consumo de Chopp, Xixo e Bratwurst, uma salsicha de origem alemã, composta por carnes de porco, gado e, por vezes, vitela, foi alto. De acordo com os organizadores, tudo o que estava programado para a primeira parte de festa foi vendido.
No sábado, 9, dois outros desfiles, um na parte da manhã e outro de papais noéis agitou as ruas e os pavilhões, que mais uma vez ficaram lotados. Pelas contas da PM, 32 mil pessoas circularam pela festa. Mesmo com o calor, os festeiros de plantão não arredaram o pé até a meia noite, quando a festa foi encerrada. As bebidas geladas e o Xixo dominaram o consumo dos participantes. Outras guloseimas como doces, pasteis, pizzas, batatas recheadas, completaram o cardápio preferido.
No domingo, 10, cerca de 22 mil pessoas prestigiaram a festa. Desta vez além do Chopp, Steinhaeger, batidas e guloseimas, os sorvetes deram o tom da festa, com cara de verão. Os shows gratuitos e os bailes também foram muito prestigiados. Como a festa acontece no centro da cidade e tem hora para ser encerrada, ganhou o apelido de festa das famílias.
Salgado
Apesar de impecável, os preços foram criticados por muitos participantes. Ainda não há estimativa do quanto foi vendido, mas acredita-se que o movimento cobriu as despesas das entidades e empresas que venderam suas iguarias. No mesmo local da festa, bares, restaurantes e panificadoras, além dos ambulantes faturaram com preços bem competitivos. Apesar disso nem todo mundo saiu satisfeito com os valores, e houve sugestões para que a organização coloque um freio nas tabelas de preços praticados para o ano que vem.
Segurança
A Delegacia Móvel, vedete de todas as festas não foi vista no perímetro da festa. Mesmo assim a segurança foi reforçada pelas PMs do Paraná e Santa Catarina. Nenhuma ocorrência relacionada a festa foi registrada nos boletins de ocorrência. Mesmo assim alguns participantes reclamaram de batidas, riscos nas latarias dos carros ao estacionar seus carros, quase sempre longe da festa.
Garantida
A 12ª Festa do Steinhaeger e do Xixo está garantida para o ano que vem, no mesmo local e na mesma segunda semana do mês de dezembro.
CBN Linha Aberta
A CBN Vale do Iguaçu participou do evento entrevistando ao vivo autoridades e convidados durante a manhã de sábado.