FESTA DO XIXO: Balanço oficial ainda não está finalizado

Organização trabalha para que fechamento seja feito o mais rápido possível

·
Atualizado há 9 anos

FestaXdoXXixoXX16X
(Foto: Arquivo).

O balanço oficial da nona edição da Festa Nacional do Steinhaeger e do Xixo ainda não foi finalizado. Após quase duas semanas após o evento a organização, que fica por conta da prefeitura e da Associação Empresarial de Porto União, não realizou o fechamento oficial. Mas estão no caminho, garante Solange Pinto, da Acipu. Nesta semana, em conversa com O Comércio, Solange passou apenas dois dados que já estão em mãos, os da venda de xixo e caipirinha. Conforme os números somente de xixo foram comercializadas 2,5 toneladas. O número é um pouco menor que o mencionado pelo também organizador, idealizador e vice-prefeito, Aloísio Salvatti. Em entrevista no início do mês, Salvatti calculava que cerca de 3,8 toneladas da carne seriam consumidas.

Da caipirinha, que levou como base o Steinhaeger, foram 5.500 doses vendidas nos três dias da festa. A organização não dá prazo para fechamento, mas, conforme Solange, os trabalhos estão sendo feitos com agilidade para que os números oficiais sejam entregues o mais rápido possível.

Para o evento cerca de 70 mil pessoas passaram pela estrutura que ficou concentrada na Estação União e Praça Hercílio Luz, no coração da cidade.

Os hotéis registraram ocupação máxima. Em especial o Hotel Lux, que fica em frente à Praça, e o San Rafael, logo na esquina. Ambos dispuseram da capacidade máxima de espaço, só para atender os turistas que vieram prestigiar o evento.

Do lado de União da Vitória, o Hotel 10 registrou 85% da ocupação com turistas. Ainda segundo a gerência, os visitantes também foram atraídos pelo turismo ecológico, com foco nas mais de cem cachoeiras distribuídas pela região.