FESTA DO XIXO: Chove nos três dias, mas resultado não é prejudicado

·
Atualizado há 8 anos

festadoxixo-portouniao-resultadosXX2X
(Fotos: Mariana Honesko/Lu Calistro).

Pela primeira vez em dez anos, choveu durante os três dias da Festa do Steinhaeger e do Xixo. De fato, a instabilidade tirou um pouco do brilho da festa, já que neste ano, ela tinha atrações especiais para a comemoração da primeira década de realização.

Uma delas, por exemplo, eram os desfiles, de abertura e do sábado de manhã. Tradicionais, nesta edição, eles viriam maiores e com caracterização ampla, de mais envolvidos, com mais luxo e regionalismo. Não deu. Nem por isso, garante a organização, a festa deixou a desejar. O prefeito de Porto União, Anísio de Souza, por exemplo, garante estar satisfeito com o último evento de sua administração. “Me sinto feliz porque a festa foi um sucesso”, sorriu.

A chuva forte e praticamente ininterrupta – durante os tres dias houve breves aberturas de sol – não abalou a estrutura. Os 7.500 metros quadrados de estrutura foram o guarda-chuva do público e das tendas. Ainda, garantiram a realização dos shows e das competições. Nenhuma das atrações, ada, além dos desfiles, foi cancelada. “A animação do público é igual”, sorriu a presidente da Associação Empresarial de Porto União (Acipu), Célia Leão. “Tudo isso foi preparado com muito carinho. Acipu está satisfeita. O resultado está bonito. O povo está na praça”, completou.

A festa

Ela começou na quinta, 8, com a escolha da Rainha e das Princesas do evento. Foi, na verdade, um pré-lançamento do evento. Teve música no Palco 1 e comida típica nas tendas. Na sexta, a festa começou à noite, se estendeu ao longo de sábado e terminou apenas à meia-noite de domingo. Aliás, a organização foi bastante pontual. Todas as noites, à meia-noite, a festa terminava.

Ao longo da semana, a organização apura o balanço do evento, bem como os números de circulação de público e da venda dos principais pratos e bebidas.