Por Mariana Honesko
O trabalho de montagem e desmontagem da estrutura duram muito mais que o próprio evento. No começo, foram cerca de 15 dias dedicados na arrumação de flores, das tendas, das ligações de energia. Agora, é a arrumação de todo o complexo o que exige dedicação integral das equipes de organização.
Conforme o presidente da Associação Empresarial de Porto União (Acipu), Solimar Haiduk, o encerramento, de fato, da oitava edição da Festa do Steinhaeger e do Xixo, ocorre no final de semana, quando todas as peças deste grande quebra-cabeça estiverem novamente em seu lugar. Ontem, a prioridade, segundo Haiduk, era liberar o trânsito no entorno da Praça Hercílio Luz, palco do evento. Isto aconteceu, em duas etapas e no final do dia, permitia a circulação integral de veículos e motocicletas. “Na parte interna, vamos iniciar a desmontagem na tarde de hoje (ontem)”, confirmou o presidente.
O diretor de Obras da prefeitura, Artur Bolting, reforçou as previsões. Segundo ele, toda a estrutura que é do município já foi retirada. “Ficou ainda um pouco da decoração mas o restante está pronto”, diz. Apenas da prefeitura, cerca de cinco caminhões de material foram usados no evento. Das empresas de outras cidades, outros cinco garantiram a montagem dos palcos, tendas em pirâmide e tablados.
A Festa do Steinhaeger e do Xixo é uma organização da Acipu em parceria com a prefeitura de Porto União.
Túnel
Ele segue fechado. As chaves estão com dois ferroviários aposentados e na Acipu. Para evitar vandalismo, o túnel não ficará aberto todos os dias. Antes, poderá ser visitado a partir de um pedido feito aos responsáveis. Em dias de festa o perfil muda e é provável que a passagem seja liberada para o trânsito de pedestres.
Subterrânea, a ligação na Estação União une duas cidades e dois estados. A cena é exclusiva da região.
Resultados
A organização da Festa está encerrando a contabilidade dos números que marcaram o evento. Eles devem ser divulgados até amanhã, como previa o contrato feito entre a Acipu e as empresas participantes. Por enquanto, apenas as estatísticas de público já foram confirmadas.
Segundo Haiduk, na sexta-feira, circularam na Hercílio Luz e Estação União 20 mil pessoas. No sábado, 30 e no domingo, outras 20 mil. “Chegamos aos 70 mil e superarmos os 60 mil da edição do ano passado do evento”, comemora o presidente.