Se você está com fome e gosta da gastronomia regional, o Festival Sabores do Contestado pode ser uma opção interessante. E isso vale para quem gosta de comer sozinho, à dois ou em família. O espirito do festival é reunir à mesa gente que aprecie comida boa, feita com ingredientes da região do Contestado, inclusive os comuns, só que relidos, em cada prato.
Por isso, para a edição, 17 estabelecimentos (restaurantes, pubs, choperias) preparam seus pratos. A promoção é da prefeitura de Porto União, organizada pela Associação de Turismo e Meio Ambiente (Atema) e apoiado pela Associação Comercial e Empresarial de Porto União (Acipu). O festival começa nessa sexta-feira, 25, e termina no dia 5 de setembro, no centésimo aniversário de Porto União. “Essa é uma das ideias principais também. Como a cidade está de aniversario, aproveitamos a data”, conta o presidente da Atema, Andrews Batista.
O festival acontece em formato circuito gastronômico. Isso significa que é possível experimentar os pratos durante cada dia do evento, percorrendo um “mapa” nos estabelecimentos. Cada dia, um prato novo. Que tal? “Temos um número bom de participantes, restaurantes já conceituados e alguns novos. Temos até restaurantes de bairros participantes. A expectativa é boa”, sinaliza.
Se a expectativa de quem assina o evento é grande, esperam sucesso também os donos dos estabelecimentos participantes. “Estamos animados para participar. É a primeira vez”, sorri o gerente do American Grill, em União da Vitória, Anderson Antônio Romanini.
No Vale do Iguaçu, participam da proposta desde hamburguerias até restaurante de comida japonesa. O Festival é ousado, mas resgata um paladar do passado, do tempo da colonização do Vale, do tempo onde a comida boa, forte, era o intervalo dentro do processo de um dos conflitos mais importantes da história do Pais.
Dinâmica
Os ingredientes que remetem à culinária típica serão “lidos” por cada criador do prato. Só para se ter ideia, até a erva-mate será usada como ingrediente. Entram na lista também, a linguiça, o queijo colonial, a farofa, o pinhão, e por ai vai. Os pratos, cujo preço é único – R$ 24,90 – precisam ser degustados no local: não há a opção de delivery.
CONHEÇA OS PRATOS
Para saber mais
Pela rede social, o Festival já é bem comentado, mas é no site visiteuniao.com.br/saboresdocontestado, onde estão todos os detalhes. Nome dos estabelecimentos participantes, fotos dos pratos, preços e proposta do evento, podem ser conhecidos. “As pessoas devem entrar no site e olhar o que querem comer. É interessante”, recomenda Batista.