FOOD TRUCK: Festival serve mais de dez mil lanches

Apesar de longas filas de espera, estreia do evento, realizado no final de semana, levou mais de cinco mil visitantes à Estação União

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Atualizado há 8 anos

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Fotos: Alexandre Carneiro Sloboda/OnVibe

A mania dos food trucks, aqueles caminhões equipados com tudo o que uma cozinha tem direito, estacionou no Vale do Iguaçu. No final de semana, quem gosta de “junk food” e curte experimentar novos sabores, em especial, aqueles bem gordurosos, bateu cartão na Estação União, onde foi realizada a primeira edição do Festival de Food Trucks na cidade.

Os caminhões, mais de dez deles, chegaram por aqui no sábado, 16, e só saíram da Estação no domingo, 17, à noite. Foram dois dias de muita comida e música ao vivo. Para as crianças também tinha o “espaço kids” com brinquedos infláveis e outras brincadeiras. Conforme um dos organizadores, Elmir Metelski, a avaliação do festival é bem positiva e superou todas “as expectativas”. Assinaram a realização do evento a 4Play Eventos e a BS Produções.

E justamente por se tratar do primeiro festival alguns erros foram sendo notados ainda durante o encontro e, conforme a organização, rapidamente corrigidos. O caso dos guichês, por exemplo, onde foram concentradas todas as vendas de tickets do festival. “As filas nos caixas foram em horários de pico no sábado. Tanto que para o domingo solucionamos os problemas colocando mais pontos de caixa, o que resolveu em 100%”, comenta.

Outro ponto que os visitantes reclamaram – e muito – foi a demora na preparação dos lanches. Em alguns trucks o tempo de entrega dos pedidos era feito depois de uma hora de espera. “A demora dos lanches é meio complexo, foge um pouco da nossa competência como organizador, porque cada truck tem o seu tempo de preparo, e se um grande número de pessoas escolhe o mesmo lanche, o mesmo truck, acaba demorando para atender”, argumenta.

20160716-_ACS1125Mesmo assim foram servidos entre creps, churros espanhol, hambúrgueres artesanais e comida oriental mais de dez mil itens. A Estação também ficou lotada. Conforme Metelski, nos dois dias de festival, mais de 5 mil pessoas passaram pelo evento. Para acomodar todo esse pessoal foram dispostas na Estação cerca de cem mesas.

O sucesso foi tanto que no domingo o festival estava marcado para encerrar às 22 horas, mas alguns trucks tiveram de “baixar as portas” uma hora antes porque já não tinham mais comida para servir. “O que mostra mais uma vez que o evento superou as expectativas, tanto da organização como também do pessoal dos trucks. Eles estavam surpreendidos com a aceitação do público de União, relatos deles que o movimento foi muito maior que festivais em cidades maiores que a nossa, até mesmo em algumas capitais”, contou Metelski.

A ideia para a próxima edição é aumentar o número de trucks e contar com a participação de quem é da cidade. Quem foi no sábado sentiu falta de uma representação da “terrinha”, que só se confirmou no domingo, com a presença do Rota Grill. Conforme a organização o Shawarma também foi convidado, mas a equipe estava fora do Brasil e não iria conseguir chegar para o festival. “O Rota participou no domingo, pois sábado ele estava em outro evento já agendado”, explica. “Outros não mostraram interesse. Alguns até explicaram que como eles são da cidade, estão todo dia por aqui, o pessoal já comeu ou pode ir qualquer dia comer e, com certeza, no Festival iriam querer experimentar a gastronomia de fora, pois tem outros dias para irem nos trucks locais”, completou.

A segunda edição do festival ainda não tem data marcada, mas a intenção é organizar no verão, já que será realizado num espaço aberto e o clima frio é um dos fatores que “espantam” os visitantes.

“Estamos muito contentes com o Festival, a maioria do pessoal gostou e aprovou, recebemos muitos elogios, pois faltava um evento assim na cidade. Esperamos melhorar para o segundo e agradar ainda mais”, comemora Metelski.

Bombou!

Um dos trucks mais visitados, sem dúvidas, foi o Hamburgueria 13. Eles são de Ponta Grossa, no Paraná, e nas primeiras horas do Festival venderam mais de cem lanches. A demora, em alguns pedidos, chegou a passar de uma hora, mas para quem provou, o tempo valeu a pena. Os hambúrgueres são artesanais e receberam aprovação até do reconhecido chef Anthony Bourdain, que quando passou pelo Brasil experimentou os lanches do truck.