Ele é vaidoso. Coloca os óculos de sol para sair bem na foto. Agradece com um sorriso e explica seu sucesso com uma receita modesta: contato com a pessoa certa e vontade de ir atrás.
Este é Marcos Aurélio da Costa – ou, como ele prefere, Marcos Caio Castro – o jovem de 20 e poucos anos, morador do Morro da Cruz, em Porto União e que vem ganhando notoriedade na rede social por compartilhar foto ao lado de gente famosa. Essa fama, que cresce por conta das aparições do moço em festas caras, regadas à boa comida e bebida, é levada com tranquilidade.
Marcos não é uma figura desconhecida. Olhe bem para a foto: sim, você já deve ter visto o menino. Ele praticamente cresceu nos semáforos do Vale do Iguaçu, distribuindo panfletos para os motoristas que aguardam o sinal verde.
Fama
A aparição de Marcos na Feijoada do Cacau (Cacau Menezes), realizada há alguns dias na praia de Jurerê, em Santa Catarina, foi o start para sua vida social vir à tona. As fotos do panfleteiro, distribuídas em suas contas na rede social, ganharam visibilidade no Vale do Iguaçu. Logo, o assunto também virou sugestão de pauta para a reportagem de o Comércio. “Faz muitos anos que vou para Florianópolis, fiz amizade com o Cacau, disse que eu era muito fã e que queria conhecer. Eu junto dinheiro com a panfletagem e em Florianópolis, fico na casa dos parentes. Em São Paulo também tenho parentes e isso ajuda também”, conta.
Mas, afinal, como um menino, jovem, trabalhando em um serviço que não paga tão bem (um panfleteiro ganha em média R$ 1.297,51 para uma jornada de trabalho de 44 horas semanais de acordo com o site Salario.com.br) consegue tamanha penetração? “Dá pra fazer tudo isso, mas precisa se planejar antes. Na verdade, eu tenho o gasto apenas de ir até o local”, conta. “As pessoas gostam de mim, me admiram por ir atrás”.
O roteiro de viagens é extenso e todos, são motivados por eventos de alto nível. Com a mala nas costas e vontade no coração, Marcos embarca no ônibus e vai. As aventuras lhe rendem histórias e amizades com gente que só se vê na telinha. “Júlio Rocha, Almir Sater, Paula Bularmack, Emanuelle Araújo, Ratinho, Caio Blatt, Tiaguinho Matarazzo, Gustavo Lima, Michel Teló. Tem um monte”, conta, orgulhoso. E ele se insere com facilidade no meio de celebridades (ele tem foto, por exemplo, na bancada dos ancoras da NSC TV, emissora afiliada à Rede Globo). “É uma amizade de muitos anos. Eles têm muita confiança em mim”, explica.
Marcos vai atrás de sua paixão: a comunicação. Amante do jornalismo e de todo o trabalho por trás da profissão, o panfleteiro, que não descarta o sono de cursar faculdade na área, se move pelo coração. “Sempre fui curioso, quis saber como eram as gravações, a edição, a apresentação”, conta.
Movido pela emoção, Marcos já tem planos. Em pauta, a participação no novo programa da Xuxa e no Encontro, com Fatima Bernardes. “Não é difícil, nem dinheiro precisa. Não tenho dinheiro, mas consegui tudo por falar com a pessoa certa. Cheguei onde cheguei e vou ainda mais longe”, ensina.