Foi criado na noite de quarta-feira, 10, o Núcleo do Audiovisual das Gêmeas do Iguaçu. O encontro aconteceu na Escola de Teatro Lício Ferreira, reunindo interessados no assunto de Porto União e de União da Vitória.
O diretor da Escola, Lício Ferreira, conta o objetivo da criação desse núcleo. “O audiovisual é um mercado que está crescendo em nossas cidades e essa organização de pessoas interessadas vai proporcionar a união das ideias para ampliarmos a área de atuação”, destaca Ferreira. Lício enfatiza que o encontro marca a preparação para a criação de uma política única de fomentar o cinema na região. “Estaremos apresentando nesse final de semana as demandas definidas nesta quarta, durante o Fórum Paranaense de Cinema”, afirma.
Com a criação desse Núcleo teremos a parceria da Cinemateca Catarinense e da AVEC-PR, para incentivarmos o crescimento dessa cultura que envolve a área do cinema.
Quanto a isso, Porto União e União da Vitória já se mobilizam para sediar o 1º Festival de Cinema Vale do Iguaçu com as etapas da 1ª Mostra Regional de Cinema e a 3ª Mostra Paraná – Santa Catarina de Cinema. A data já está definida: de 5 a 14 de novembro de 2015. O evento contará com uma premiação bem peculiar em homenagem aos 100 anos da Guerra do Contestado com o troféu O Monge. “Vai ser um grande marco dentro do Circuito dos cineastas. Já temos inscrições de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina. Isso vai dar uma notoriedade para nossa região”, enaltece o diretor.