A Associação de Proteção à Maternidade e à Infância (APMI), em parceria com a Prefeitura de Cruz Machado, realizou nesta quarta-feira, 29, um almoço para o Grupo das Vovós da cidade e do distrito de Santana. Estiveram presentes aproximadamente 90 vovós, que fazem parte dos grupos de convivência.
O encontro teve início na manhã, com a celebração da santa missa, na Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus. Em seguida foi servido o almoço para as integrantes dos grupos, no salão da igreja luterana. No período da tarde foi realizada a entrega das lembranças, bingo e atividades dinâmicas com as participantes.
O evento contou com a presença do prefeito, Antonio Luis Szaykowski, vice-prefeito, Edison José Warken, presidente da APMI, Rosa Boyko Szaykowski, secretários municipais e equipe de governo. O evento foi realizado em comemoração ao dia da vovó, que foi celebrado no dia 26 de julho.
A APMI de Cruz Machado realiza semanalmente encontros com as vovós, que envolvem atividades de pinturas em tecido, confecção de acolchoados e atividade de recreação.
O dia das vovós é comemorado em 26 de julho. Os avós merecem consideração e respeito, pois já viveram muito, possuem grande experiência de vida e podem transmitir muitos ensinamentos a todos de sua família. O surgimento e criação dessa data foi em homenagem aos avós de Jesus Cristo, Joaquim e Ana, cujas pequenas informações aparecem no evangelho de Tiago. Registros históricos mencionam que em 1889, na cidade de Jerusalém, foram encontrados os túmulos onde Joaquim e Ana foram enterrados.
Fotos: Assessoria