Os alunos do Núcleo Escolar Presidente Adolfo Konder, da localidade de São Pascoal, se destacaram em três modalidades, das quatro em que concorreram, na etapa microrregional do Festival Dança Catarina, que aconteceu na cidade de Bela Vista do Toldo, na quinta-feira, 28.
O Grupo Folclórico Polonês Tradycie Polskie conquistou a primeira colocação na Categoria Folclore Competitiva Infanto Juvenil e na Categoria Dança Livre Competitiva Mirim. Além da segunda colocação para o casal de alunos Taynara Marciniak e Arroldo Iarrocheski que participaram da modalidade Dançam de Salão.
Irineópolis participou ainda com apresentações não competitivas dos alunos do Grupo Escolar Zélia Milles e do Núcleo Educacional Guilherme Bossow, além da apresentação dos alunos da Escola Estadual Horácio Nunes.
A etapa Microrregional do Festival teve a participação de escolas estaduais e municipais dos municípios que compõem a SDR Canoinhas e aconteceu no Centro de Eventos Oscar Pereira. Na etapa microrregional disputaram as escolas nos estilos: Livre; Danças Folclóricas; e Dança de Salão – categoria Infanto Juvenil, de 12 a 14 anos. A categoria Mirim, de sete a 11 anos não disputa esta fase.
Os alunos classificados na etapa microrregional participarão da fase regional que deve acontecer na cidade de Itá nos dias 28 e 29 de novembro. Na fase regional, a escola campeã de cada modalidade ganha o direito de se apresentar no próximo ano no Festival de Dança de Joinville, o maior do gênero do mundo.
O Festival é uma promoção do Governo de Santa Catarina, realizado pela SDR Canoinhas por meio da Fesporte, e percorre os 32 municípios do Estado, envolvendo alunos de sete a 15 anos de 400 escolas catarinenses. As disputas ocorrem por etapas classificatórias e por regiões. Assim, são divididas em etapas escolar, municipal, microrregional e regional nas regiões Oeste, Centro-Oeste, Sul e Leste-Norte. A estrutura do Dança Catarina dispõe ainda de um corpo de jurados formado por professores de dança, que, durante a estadia em uma cidade, ministram cursos aos professores do município que está sediando o evento. O festival é disputado por escolas públicas nas modalidades de dança livre (subdivididas em contemporânea, moderna, jazz e danças urbanas), danças populares folclóricas, dança de salão.