Paratletas e cadeirantes de União da Vitória e Porto União já podem contar com uma academia ao ar livre especialmente para suas atividades físicas ou treinamentos. Os sete equipamentos adaptados foram entregues à comunidade, sem muito alarde. Eles estão instalados na Praça Visconde de Nácar, ao lado de outra academia ao ar livre e ao parquinho infantil. A praça, que fica no centro, também abriga o Terminal Urbano do transporte coletivo.
De acordo com o Secretário de Planejamento de União da Vitória, Clodoaldo Goetz, os sete equipamentos custaram R$ 18 mil, e foram adquiridos com recursos federais. “Faz parte da política de incentivo ao esporte da administração. Até agora os Paratletas só contavam com academias comerciais que nem sempre dispunham de equipamentos adequados. Atleta de rendimento ou não, os cadeirantes podem cuidar da sua saúde física”, explicou o secretário.
Caminhada e alongamento
Outra novidade anunciada por Goetz é a aquisição de equipamentos para alongamento em inox, que serão colocados na divisa entre os dois municípios, próximo à Praça do Contestado. “Ali existe uma estrutura para caminhadas muito boa, feita pela prefeitura de Porto União, e que vai até o 5º BEC BLD. A nossa intenção é colaborar com a saúde das pessoas com os equipamentos de alongamento para melhor rendimento nas caminhadas e para evitar contusões. Como a divisa das duas cidades é uma fronteira imaginária, todos que quiserem poderão usar os equipamentos, assim como a academia adaptada”, disse.