MOVIMENTO CULTURAL: Diferenças são apenas detalhes

Evento realizado em União da Vitória mostrou mais que atletas especiais: praça Alvir Riesemberg foi palco da igualdade e da superação

·
Atualizado há 5 anos

Pequeno Nicolas encantou que passou pela Praça. (Foto: Ricardo Silveira).
Pequeno Nicolas encantou que passou pela Praça. (Foto: Ricardo Silveira).

Roda de chimarrão, exposição de equipamentos, música. Foram algumas das atrações do Movimento Cultural do programa paralímpico de União da Vitória. Mas quem foi à Praça Alvir Riesenberg na manhã de sábado, 25, viu muito mais do isso. Viu, por exemplo, muito amor, e demonstrações de que a vida deve ser aproveitada intensamente.

Quem passou pela praça acompanhou ainda os grupos, Laços de Amizade, de Dança do Colégio Estadual Judith Simas Canellas, a cantora Grazi Amanda e o Grupo Amor Especial, e pôde vivenciar grandes emoções. Conheceram um pouco das inúmeras histórias de pessoas mais que especiais.

movimentocultural-uniaodavitoria-projeto (2)

Confira um pouco da apresentação do Grupo Amor Especial da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Porto União, que tem no comando a professora Gisa Storck.

Pequeno Nicolas

Uma dessas histórias é a de Nicolas Artur do Amaral, de cinco anos. Ele é portador da síndrome de down, e por onde passa, encanta. Para a mãe, Gislaine Silva, o baixinho é motivo de orgulho.

“Onde ele chega encanta a todos, é mais do especial, só agradeço a Deus em tê-lo em minha vida”, diz.

A mãe conta que entendeu o diagnóstico de Nicolas como uma mensagem de Deus.

“Não foi fácil quando recebemos o diagnóstico dele, mas, percebi que Deus sabe das coisas e nos prepara para entender o porquê, e sabemos o quanto ele é especial a nós”, falou.

Para Gislaine, os pais devem incentivar seus filhos a fazerem qualquer coisa, e serem felizes.

“São capazes de fazer qualquer coisa, não devemos achar que com o diagnostico acabou ali, eles têm uma vida para viver, do jeito deles, mas, tem”, finaliza.


O que é a sindrome de Down?

A síndrome de Down é causada pela presença de três cromossomos 21 em todas ou na maior parte das células de um indivíduo. Isso ocorre na hora da concepção de uma criança. As pessoas com síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, têm 47 cromossomos em suas células em vez de 46, como a maior parte da população.

Características

Entre as características físicas associadas à trissomia do 21 (Síndrome de Down) estão: olhos amendoados, maior propensão ao desenvolvimento de algumas doenças e hipotonia muscular. Em geral, as crianças com síndrome de Down são menores em tamanho e seu desenvolvimento físico, mental e intelectual pode ser mais lento do que o de outras crianças da sua idade.

Fonte: Movimento Down


movimentocultural-uniaodavitoria-projeto (6)Conscientização

O Projeto Paralímpico de União da Vitória vem mudando a vida de seus integrantes. Voluntários, paratletas, familiares se envolvem intensamente na batalha diária de superação, mas, principalmente do preconceito.

Por isso, a cada ação, seja esportiva ou entretenimento, o objetivo é o mesmo, mostrar que são capazes.

“Ficamos felizes que as pessoas vieram até a Praça e prestigiaram nosso evento. Com isso, conseguimos chamar a atenção da sociedade do que eles são capazes”, enfatiza o coordenador do projeto, Ednilson Godoy.