A equipe Paraná Caiaque Pesca e Aventura (EPR), de Curitiba, passa por União da Vitória neste final de semana. A cidade faz parte da quinta etapa da MegaPescAventura organizada pela equipe. Eles existem desde 2010 e desde então realizam todos os anos o encontro. A ideia, segundo um dos organizadores, Mário Niser, é a aproximação com a natureza. “Como todos os eventos da EPR, é a integração do homem com a natureza, utilizando o esporte ou hobby Canoagem (caiaque), primando pelo respeito ao meio ambiente e ao companheirismo da equipe”, fala.
Nesta etapa a expectativa é receber 50 integrantes, entre remadores e equipes de apoio, embarcações de civis e uma do Corpo de Bombeiros. Ela passa por Poço Preto, do lado catarinense, chega em União e as equipes pernoitam por aqui, no Clube Náutico Hobi. Serão aproximadamente 35 quilômetros de remo no sábado. Já no domingo, mais alguns quilômetros para fechar a etapa. Serão mais de 50 quilômetros de remo durante os dois dias. “No Hobi acamparemos e, claro, faremos nosso tradicional churrasco de confraternização do evento”, adianta Niser.
O retorno para as cidades de origem dos remadores será no domingo, 21, depois do término da etapa.
A sexta etapa será realizada em agosto do próximo ano. Na primeira, conforme Niser, os remadores saíram de Porto Amazonas e foram até Vila Palmira. A segunda foi de Palmira a São Mateus do Sul. A terceira de São Mateus do Sul a Fluviópolis e a quarta foi até Irineópolis, na localidade de Poço Preto, de onde segue a quinta etapa do remo neste final de semana. “A maioria da EPR é de Curitiba e região, embora tenhamos muitos integrantes do interior. Não fizemos o percurso a partir de Curitiba por não haver condições para a náutica, muito insalubre. Mas, agora que houve uma melhora no ambiente, estamos pensando em organizar essa etapa até Porto Amazonas”, conta.
Ainda segundo Niser mesmo boa parte dos integrantes fazerem parte da Equipe Paraná, o evento é aberto para todo praticante de remo com caiaque. “Todos serão bem-vindos a remar conosco”, convida. Da terrinha também fazem parte quatro integrantes que irão participar da etapa neste final de semana.
Cronograma
No site da equipe os locais e trajetos já estão “traçados”. No primeiro dia os remadores se concentram no Pesqueiro & Pousada do Mazzy, em Foz do Rio Timbó, no Rio Iguaçu, a partir das 8 horas, onde os caiaques já estarão descarregados para quem utilizar o transporte. De lá as equipes seguem até o Clube Náutico Hobi, em União da Vitória. O deslocamento é de 39 quilômetros.
No segundo dia, domingo, as equipes saem do Clube Náutico Hobi por volta das 9 horas. Até o local de chegada, ao lado da PR-477 Estrada Prefeito Affonso Nadolny, sentido a cidade de Cruz Machado. São calculadas três horas. A previsão é de 11 quilômetros de remo. O retorno para a capital está marcado para às 13 horas.
Para quem for participar terá caminhão para transporte dos Caiaques; Van para transporte dos “caiaqueiros” até o local de saída; Bombeiros contratados para acompanhar os aventureiros, além de um barco que vai acompanhar os remadores no trajeto. Outra facilidade será a rampa de acesso e espaço para montar as barracas na chegada do 1º dia, no Clube Náutico Hobi.
Já no clube será feito um churrasco e as equipes passam a noite por lá mesmo. No segundo dia os “caiaqueiros” terão transporte do Clube até a pousada e um caminhão que irá levar os caiaques até Curitiba.
Outras informações no site do grupo: pescaeaventura.com/index.php/113-megapescaventura-iguacu-2016.