Nem os 39ºC registrados na tarde de ontem inibiram os quase 200 inscritos para a primeira edição da Pedalada Ecológica promovida pelo Parlamento Jovem do Colégio Germano Wagenführ, do Bairro São Pedro, em Porto União. Quem aderiu, vestiu o boné, passou o filtro solar, calçou o par de tênis, se abasteceu de muita água e pedalou. Muito.
A iniciativa, lembrada justamente no Dia Mundial Sem Carro, saiu das cabecinhas criativas dos cinco estudantes que, neste ano, participaram do projeto Jovem Parlamentar, da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). O projeto, apoiado na cidade, caiu até no gosto dos deputados: a ideia virou até Lei. “Ela ainda não foi publicada, mas os parlamentares decidiram pela instituição da Semana da Pedalada Ecológica”, conta, orgulhoso, o professor de Artes, Jonas Vicensi, um dos principais interlocutores do projeto desenvolvimento na instituição.
Nayara Souza, que volta hoje de Brasília (por conta do programa ela participa do Senado Jovem), é autora do projeto. “Estamos muito felizes. Estudamos a ideia de preservação, dos poluentes, deste calor intenso que vivemos o tempo todo. A pedalada é uma conscientização disso tudo”, explica Vicenzi. A meta vai mais longe e promove, ainda, a “autoestima” do pedal, para que ele saia mais vezes da garagem e ganhe as ciclovias locais.
Adesão
Nem o vereador por Porto União, Paulo Kovalski (PSDB), resistiu: ontem, ele também pedalou.
Mamães e papais participaram em massa. Por conta da “pressão” feita pela filha, Viviane deixou o descanso para outro dia. “A gente faz tudo pelos filhos e a gente veio. Gostamos de andar de bicicleta e participar é algo interessante”, explica. Viviane é mãe de Milena, de 9 anos. E, por conta da idade da menina (menores de 12 anos precisavam de acompanhamento dos pais), ela também aderiu.
Os amigos Jardel, Evelin e Gabriele, estudantes do Nilo Peçanha, do Bairro Vice King, também vestiram a camisa – e todos os adereços – da campanha. “A divulgação chegou até nós e como a gente já está acostumado, viemos”, contam.
Percurso
A pedalada começou de maneira tranquila, com saída da frente do Colégio. O percurso, sinalizado pela Polícia Militar (PM), usou as ruas apenas para se chegar às ciclovias. A Perimetral e a do Contestado, foram os espaços usados pelos participantes. Depois, uma nova concentração ocorreu na Praça Hercílio Luz, no centro. Por lá, atividades esportivas. Depois, o caminho inverso, embora no mesmo trajeto, foi feito.
Relembre o parlamento
Neste ano, foi a vez dos alunos do Germano participarem da campanha. Desenvolvido pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, ela ocorre em duas edições anuais e tem como meta aproximar a juventude do Poder Legislativo apresentando a formação, o conhecimento do processo legislativo, a vivência e o cotidiano de um deputado.