Eles são muito mais do que amigos do trem. São amantes incondicionais das ferrovias e do zelo para com elas. Falamos de Luiz Jorge Uliniki e Lauro Correia dos Santos (maquinistas), Antônio Xavier Paes (Sup. Mecânica) e Altamiro Lisboa (Sup. Ag.Estação), todos ex funcionários da Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima (RFFSA) de Porto União da Vitória (LUN).
Prova disso, foi que neste domingo, 26, os ex ferroviários participaram da distribuição de prêmios aos competidores e aos atletas da 1° Prova Cross Country, realizada na linha férrea, trecho Porto União da Vitória/Matos Costa, com a partida do quilômetro 13, com destino à Porto União. O evento foi organizado pela Associação dos Corredores de Ruas do Vale do Iguaçu (Acorvali).
De acordo com Uliniki, por tratar-se de um evento inédito na categoria, o intuito foi o de valorizar a malha ferroviária, cujos participantes conheceram os túneis, belezas naturais ímpares da região. “Infelizmente também mostramos o descaso em que se encontra um patrimônio tão valioso da nossa ferrovia Itararé-Uruguai em completo abandono, onde por meio dessas divulgações unimos o esporte/cultura/história, onde participaram dezenas de alunos, professores, acadêmicos e descendência de ferroviários, fizemos questão de estar presentes para fortalecer a valorização da nossa ferrovia. Enquanto tivermos forças, continuaremos defendendo nossa história e dos nossos heróis do passado”, afirma.