MELHOR CAIPIRINHA: Restaurante Portal das Palmeiras vence novamente concurso

Jurados degustaram várias combinações e definiram nome do estabelecimento que prepara a melhor caipirinha do Vale do Iguaçu

·
Atualizado há 8 anos

CaipirinhaXdoXPortalX-XcampeXX
Produção com limão, uva e baunilha conquistou o paladar e o primeiro lugar. (Foto: Viih Sonnenstrahl).

Pela segunda vez o Restaurante Portal das Palmeiras – dessa vez a unidade II – vence o concurso que elegeu a melhor caipirinha do Vale do Iguaçu. A iniciativa do concurso é do Núcleo Empresarial de Desenvolvimento do Turismo, com apoio da Destilaria Doble W.

No segundo ano da edição, o Portal levou a melhor. “Nossa avaliação é ótima. Teve uma maior adesão que o primeiro concurso e os candidatos se dedicaram muito em suas receitas. Provamos caipirinhas com menta, pepino, cenoura, erva-mate, hibisco”, elogia o barman e um dos promotores do evento, Paulo Henrique de Souza. Conforme ele, a ideia é estimular a “disputa” para a criação de um roteiro, com a indicação dos estabelecimentos e sua caipirinha referência.

Chegar ao nome da melhor caipirinha foi a “dura” tarefa dos seis jurados convidados. Eles foram, provaram e julgaram. “Foi avaliado paladar, criatividade e homogeneidade (da caipira) e ainda o ambiente (se possui acessibilidade, alvarás e licenças sanitárias) além do atendimento”, observa.

E assim, por diferenças mínimas, a melhor produção foi escolhida. Atrás do Portal, aparecem as caipirinhas feitas no Kyodai e na Suprema, respectivamente em segundo e terceiro lugar.

As inscrições para o concurso estiveram abertas entre os dias 1º e 11 de outubro e as avaliações ocorreram entre os dias 17 e 25. Conforme Souza, não haverá uma cerimônia de premiação. Na verdade, os vencedores já conhecem o resultado, que foi divulgado pela página da Doble W e confirmado particularmente para os proprietários.

Limão, com uva e baunilha

Esta foi a combinação que ganhou o paladar e o coração dos jurados. E pensar que ela nasceu de um erro. “Tentamos com uva Niágara. Não deu certo. Aí, fomos para a uva Itália e ficou bom”, contam as proprietárias da casa, Raquel da Silva e Marceli Santos. A criação foi exclusiva para o concurso, mas será incluída no menu a partir de agora.

Embora entrassem para ganhar, a conquista surpreendeu. “Como já tínhamos ganhado o ano passado e como neste ano tinha muita bebida boa e bonita, não esperávamos ganhar de novo”, sorriem. Para a equipe, a conquista é sinônimo de reconhecimento pela dedicação e trabalho. Anote aí: a melhor caipirinha do Vale do Iguaçu é de limão, de uva Itália e de essência de baunilha.

A melhor de 2015

No ano passado, o Portal das Palmeiras (a unidade II ainda não havia sido inaugurada) conquistou o primeiro lugar. Para o concurso, uma combinação da caipirinha tradicional com abacaxi, hortelã e cardamomo foi preparada. Conforme os jurados, a inclusão deste último ingrediente, da família do gengibre, garantiu notas exóticas e picantes à bebida.

As melhores

1º lugar

Restaurante Portal das Palmeiras II

2º lugar

Kyodai

3º lugar

Suprema