Paulo Celso Carneiro se diz tímido.
Ele não é movido por aparições estrondosas e exibicionismos. Pelo contrário. Ele é um homem centrado, culto e possuidor de uma altivez discreta naquilo que faz.
Paulo é muito conhecido em seu local de morada. É na cidade vizinha de Paula Freitas (PR) que o seu talento despontou para o público. Ele é compositor desde os 11 anos de idade, porém foi na fase adulta que os seus escritos artísticos ganharam sonoridade de um coro.
Paulo, não almeja reconhecimento financeiro. O que ele de fato anseia é partilhar seus textos melódicos com os quatros cantos do Brasil. Ele faz isso de corpo, alma e coração. Compor não é a sua profissão; é um hobby.
Com apoio incondicional da família, em especial da esposa Eliane, a qual também já foi agraciada com a composição de suas canções, Paulo se inspira é no seu dia a dia. Segundo ele, a cada segundo é hora de música e mais música. “A música é vida”, afirma.
Entre os temas mais abordados pelo compositor estão a religiosidade, a vida, o amor e a preservação ambiental. Seu portfólio possuiu inúmeras canções, que nem ele consegue mensurar a quantidade; mas passam de 30.
Paulo revela não saber cantar, mas é no embalo nos pés e discreto balanço do corpo que ele certifica que a métrica e a sonoridade de suas músicas vão cair no gosto popular.
Na voz de Jorge Henrique e Rangel
As músicas de Paulo ganharam notoriedade nas rádios por meio da voz e talento de Jorge Henrique e Rangel, parentes do compositor. A dupla, que também é de Paula Freitas, aceitou o desafio de interpretar as canções de Paulo, ganhando inclusive prêmios em diversos festivais da canção.
Jorge Henrique e Rangel também gravaram um DVD nas imediações do Rio Araguaia, que banha os estados de Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Pará, no Brasil. O DVD ficou muito conhecido por meio de dez músicas de composição de Paulo. A dupla, porém, não seguiu carreira artística. “Surgiram outras propostas de trabalho para a dupla e que financeiramente eram melhores. Quem sabe um dia eles retomam a dupla, não é mesmo? Eu torço para isso”, comenta.
Na voz do Cantor Daniel
Paulo é um exímio fã do cantor Daniel. As letras – todas, estão na ponta da língua. Prova disso, é que conhecendo a história do artista sertanejo e gosto temático do mesmo, Paulo compôs uma bela canção para Daniel. O maior sonho dele é ouvir sua letra na voz e interpretação de um dos maiores expoentes da música do nascido de Brotas (SP). “Eu ouço as músicas desde que Daniel cantava ao lado de João Paulo. Sou muito fã. Será mais que um sonho estar ao lado do artista e entregar – em mãos, minhas composições para ele”, revela.
O compositor há dois anos enviou à produção do artista várias de suas composições. A mediação ocorreu via email. A resposta para Paulo não demorou a chegar. A produção sinalizou interesse em gravar a canção ‘Será”, que trata da preservação ambiental. A alegria foi tanta que Paulo nem dormiu naquela data. Porém, Paulo perdeu o contanto com a produção.
Show do Daniel
O desejo em entregar as canções para o cantor Daniel persiste. Talvez mais vivo do que antes. Paulo já garantiu ingresso para o show do artista que acontece neste sábado, 27, no Wooden Hall, em União da Vitória. “Vou tentar entregar minhas músicas para ele. Vou tentar”, confirma.