Uma nova rodada de conversas entre representantes de quatro prefeituras, debateu a viabilização do Circuito Interestadual de Cicloturismo no Vale do Iguaçu. Secretários de Turismo de União da Vitória e Paula Freitas, no sul do Paraná, e de Porto União e Irineópolis, no planalto norte catarinense, estiveram em uma mesa de trabalho na Associação Comercial de União da Vitória (Aceuv) na tarde desta quinta-feira, 14. Além dos gestores públicos da área, também participaram da reunião, o presidente da Associação de Turismo e Meio Ambiente do Vale do Iguaçu (Atema), Andrews Batista, e empresários do ramo hoteleiro e do setor. Essa segunda reunião debateu a criação de um sistema de consórcio entre os municípios para financiar os estudos técnicos para a implantação do circuito com abrangência de cerca de 240 quilômetros na região.
Na oportunidade, foi apresentada a proposta por escrito, apresentada pelo especialista em cicloturismo, Cleiton Dias, com os custos para realizar o estudo técnico. A proposta foi considerada atraente e pode ser rateada entre as prefeituras participantes. Atema, secretários municipais e empresários do setor devem discutir agora, depois de ouvir todas as prefeituras que se apresentaram desde a primeira reunião, para traçar os próximos passos do plano ambicioso que poderá elevar o grau de potencial turístico da região.
Primeiro encontro
O primeiro encontro foi no dia 24 de abril, no auditório da CDL de União da Vitória. Cleiton Dias apresentou um esboço para implantação do circuito interestadual de cicloturismo no Vale do Iguaçu. Na oportunidade, participaram da reunião, Claudinei de Paula Castilho (prefeito de Bituruna), Kurten Nielsen Junior (prefeito de Porto Vitória), Bachir Abbas (representando o município de União da Vitória), o presidente da Associação de Turismo e Meio Ambiente do Vale do Iguaçu (Atema), Andrews Batista, e representantes regionais envolvidos no setor.
Interesse existe
O entusiasmo dos prefeitos, as belezas naturais, históricas e culturais da região são pontos fortes para implantação de um circuito de cicloturismo. Empresários, comerciantes e profissionais do setor trabalham pesado para desenvolver o turismo como fonte de renda e desenvolvimento para a região.
No final de fevereiro (dia 24), a Atema reuniu entusiasmados ciclistas, ligados ao setor de turismo, para percorrer mais de 20 quilômetros, objetivando demonstrar que qualquer um pode ajudar a conservar as belezas naturais da região. Para tanto, quem estava no passeio participou também de um mutirão que executou a limpeza na cachoeira Cintura da Noiva. Essas atividades isoladas despertaram para a necessidade de implantar projetos maiores envolvendo a região. Com a proposta de Cleiton Dias, o cicloturismo pode ganhar o impulso que precisava, gerando empregos, renda e mostrando a região para o mundo.