A terceira manhã de trabalho já revelava os traços quase encerrados da obra de arte. Ontem, estudantes do sexto, sétimo e nono ano do Núcleo Educacional João Fernando Sobral, de Porto União, trabalharam na conclusão da pintura de um dos muros praticamente sem cor da rua Ipiranga, no centro de União da Vitória.
A iniciativa é do estabelecimento em parceria com o jornalista, Antônio Godoi, que cedeu o material para a pintura e negociou a cessão do muro. O local é privado e está sem uso há algum tempo. Uma lavação de carros foi o último empreendimento instalado ali.
Conforme as professoras, Roseli Schreiner e Cladir Reisdorfer, além de infiltrar a cor em meio aos edifícios do anel central, a intenção do projeto foi a de expandir a arte e mostrar o talento dos estudantes. A pintura, ainda, encerra o projeto desenvolvido ao longo do ano na disciplina de Artes, que já discutiu outras modalidades sobre a arte urbana. “A gente trabalha um pouco sobre o grafite, estética urbana, explica a diferença entre grafite e pintura”, lembra Roseli.
Por enquanto, apenas um muro da rua Ipiranga foi pintado mas outros, caso haja parcerias, devem também receber “mãozinhas de tinta”. “Todo mundo ajuda. O trabalho está bem bonito”, sorriu Cladir. Nesta edição, ecologia foi o tema dos motivos criados pelos alunos.