Começou há duas semanas e caminha na calçada do sucesso o programa cultural idealizado pelo curso de Música da Universidade do Contestado (UnC). Todas as noites de terças-feiras, quem vai até a cantina na hora do intervalo, é presenteado com música boa, de qualidade. Quem toca são os estudantes dos últimos períodos da licenciatura, no palco até pouco tempo, pouco explorado.
A iniciativa, que fez até o mestre Raulino Bortolini, assessor técnico, aplaudir e assistir o show em pé, durante 20 minutos, aproximadamente, é uma iniciativa do professor curitibano Claudio Fernandes, regente das disciplinas de Prática em Conjunto e Arranjo. “Já haviam feito este palco. Entrei na faculdade há um mês e perguntei se faziam música aqui. Parecia que não. Fizemos um acordo com os alunos e eles acreditaram”, conta.
Na terça, o chorinho brasileiro pautou as cinco músicas apresentadas. Animados, os tons garantiram pequenos passinhos na plateia e uma chuva de aplausos. Segundo Fernandes, a ideia das apresentações vai mais longe e espera mudar o perfil cultural do campus da instituição em Porto União.
Na verdade, o que se busca é “ressuscitar” o palco da cantina e fazer com que todo artista da instituição use e abuse do espaço. Os músicos, ao que parece, gostaram deste caminho. “Somos músicos e o barato dos músicos é tocar, mostrar sua arte”, sorri o professor.