NATAL: Papai Noel dos Correios começa a dar “as caras”

Primeira escola recebeu a visita do Velhinho ontem à tarde. Criançada não poupou emoção

·
Atualizado há 9 anos

IMG_9707Os primeiros resultados da campanha Papai Noel dos Correios em Porto União puderam ser registrados ontem. O Papai Noel fez uma visita aos alunos do Núcleo Educacional Balão Mágico e entregou 56 presentinhos. Cada um fazia jus aos pedidos das crianças – tinha boneca, super-homem e carrinhos. Os mimos são doações dos padrinhos que adotaram as cartas nos Correios da cidade – em União da Vitória a campanha não ocorreu – entre os dias 16 e 30 de novembro. Três escolas (Balão Mágico, Castelo Encantado e a Escola do Legru) foram sorteadas para participar da ação. “Traz a essência do que é Natal. A gente não pode perder essa mágica tão gostosa da infância da gente”, disse emocionada a coordenadora do Balão Mágico, Fernanda Padilha Vaz.

Os alunos têm de zero a três anos e alguns não gostaram muito da presença do Noel, mas outros não pouparam emoção quando viram o Velhinho, ainda mais quando ele anunciou a entrega dos presentes. “A gente sabia que iria ter choro, porque tem muitos que ainda tem medo do Papai Noel, mas foi um dia muito especial”, comemorou Fernanda.

As crianças, antes de receber a visita, também foram presenteadas por outro Noel, ou melhor, Mamãe Noel. Suelen Souza, de 25 anos, tem uma filha que estuda na escola. Todos os anos ela entrega doces na época de Natal. O mimo é o pagamento de uma promessa. “A minha filha nasceu com tumor nos olhos, e eu pedi à Nossa Senhora e entreguei na mão de Deus que me ajudasse, e ela se curou”, disse emocionada. Alana Graziele tem 4 anos e esse é o último ano dela na escola, contudo a promessa da mãe não termina agora. “Ainda tem alguns anos”, comentou. Os doces também são entregues em comunidades carentes da cidade.

Os pequenos se apresentaram para o Papai Noel antes da entrega dos pacotes. “Cada turma havia programado o Dia da Família que era hoje (ontem), infelizmente tivemos que cancelar, mas em compensação eles se apresentaram para o Noel”. Para a apresentação, garantem as professoras, foram muitos meses de ensaio. “Eles estavam eufóricos”, brincou Fernanda.

Da campanha, ainda restam 92 presentes para ser entregues em mais duas escolas.

A campanha

Realizada há mais de 20 anos, a campanha “Papai Noel dos Correios” é uma das maiores ações sociais natalinas do Brasil. Desenvolvida em todas as 28 diretorias regionais dos Correios, tem por objetivo o envio de carta-resposta às crianças que escrevem ao Bom Velhinho e atender, dentro do que for possível, aos pedidos de presentes de Natal das crianças mais carentes. Além de estimular a redação de cartas manuscritas pelas crianças, a campanha incentiva a solidariedade dos empregados e da sociedade, bem como, o poder da comunicação por meio da redação de cartas.

Desde 2010, a campanha contempla as cartas de crianças das escolas da rede pública de ensino (até o 5º ano do ensino fundamental) e de instituições parceiras, como creches, abrigos, orfanatos e núcleos socioeducativos.