O que Gonçalves Dias diria à banda Juriti Butterfly?

Videoclipe “Música da Natureza” engrandece as belezas naturais do país

·
Atualizado há 6 anos

Rodrigo Seccon e Fábio Nogara. (Foto: Assessoria).
Rodrigo Seccon e Fábio Nogara. (Foto: Assessoria).

Duvido você nunca ter ouvido antes as frases a seguir: “Minha terra tem palmeiras onde canta o sabiá. As aves que aqui gorjeiam não gorjeiam como lá”. O trecho pertencente à Canção do Exílio, de Gonçalves Dias, foi escrito há quase 200 anos e ainda é um dos poemas mais populares da literatura brasileira. Em 2019, a banda Juriti Butterfly faz releitura da obra em sua composição autoral “Música da Natureza”, lançada em videoclipe nas redes sociais.

A melodia e letra são de autoria de Rodrigo Seccon e Fábio Nogara. A gravação instrumental foi realizada em Curitiba, enquanto o local escolhido para a filmagem do videoclipe foi a região da cachoeira do Rio Palmital, um lugar espetacular na divisa entre União da Vitória e Cruz Machado, no interior do estado. A música retrata exatamente os prazeres da relação humana com a natureza, como a sensação de paz orquestrada aos sons da mata.

JuritiButterfly-banda-curitiba (1)

Sobre o trecho da Canção do Exílio, enquanto Dias retratava o rompimento do Brasil com Portugal e o nacionalismo, os músicos contemporâneos utilizam-no como artifício de contemplação às riquezas naturais.

Acredito que Dias não se oporia a forma com que aplicamos. Embora sejam tempos distintos, entendemos que o principal ingrediente do poema é exaltação das qualidades da fauna e flora brasileira. Casa perfeitamente”, relata o cantor e violonista Seccon.

Curioso é que esse mesmo poema foi inteiramente transformado em música pelo renomado Sérgio Britto, no álbum ‘purabossanova’, em 2013. Poesia e música estão intrinsecamente ligadas. Conforme explica Nogara, há grandes possibilidades de criar algo quando o texto se conecta com outros, pois acrescenta ainda mais valores e sentimentos.

JuritiButterfly-banda-curitiba (2)

A intertextualidade é justamente o recurso para dialogar com autores de períodos anteriores, ou mesmo dos tempos atuais, por que não? Em nossa música há ainda poesia de Belchior sobre o Gonçalves Dias. Queria saber o que o gaúcho falaria ao ouvir-nos”, explica o cantor, referindo-se ao final da letra do single recém-lançado.

Belchior era mestre na arte intertextual. Na letra “Medo de Avião”, ele dá outro sentido para “I wanna hold your hand”, dos Beatles. No trecho brasileiro, o romance britânico vira um flerte entre o passageiro e a aeromoça, ambos com medo da viagem.

É possível assistir ao lançamento “Música da Natureza” nas redes sociais e no site oficial da banda: www.juritibutterfly.com.br. O grupo prevê o próximo lançamento para o próximo semestre. E aí, será que vem mais diálogos com autores conhecidos?

Confira a “Música da Natureza”