Nesta sexta-feira, 3, às 19 horas na Capela da localidade de São Pascoal, em Irineópolis terá início a solenidade de abertura do Teatro da Paixão de Cristo. As orações serão conduzidas pelo Pároco, Padre Wilson Maiorki e em seguida os presentes seguem para o morro onde é feita a encenação. O local fica a 100 metros da Capela. A encenação é organizada pelo quinto ano garças a força de vontade, trabalho em equipe e colaboração de voluntários, especialmente da comunidade de São Pascoal.
Juliano Ribeiro, responsável pela organização, além de diretor e personagem da peça, comenta que para este ano a expectativa de público é ainda maior. Em 2014 mais de 1,5 mil pessoas assistiram a encenação.
O terreno onde acontece a encenação é de propriedade da família Machado e que há aproximadamente cinco anos, o grupo de jovens da Igreja Católica de São Pascoal, idealizou a utilização do local para uma encenação. “Fazíamos eventos no local e tivemos a ideia de fazer uma encenação da paixão de cristo, pois era o local que precisávamos”, comenta Ribeiro. Nos dois primeiros anos, a encenação aconteceu à tarde, mas no ano passado a equipe resolveu ousar e transferir para 19 horas. “Isso exigiu um pouco mais, tanto da equipe, como da comunidade, mas foi um grande sucesso com apoio de todos”, diz. Neste ano, já são mais de 50 pessoas envolvidas, não só de São Pascoal, mas do centro de Irineópolis e comunidades vizinhas. “Estamos trabalhando como voluntários e contamos com doações, pois não temos verbas para adquirir todo o material”, explica.
Para a alegria do grupo, várias pessoas da comunidade têm auxiliado. Costureiras têm doado tecidos e confeccionado os figurinos de graça. “Só temos a agradecer ao comércio e pessoas que estão nos ajudando”, destaca. De acordo com ele, o grupo já possui um figurino bonito dos anos anteriores e futuramente pretende montar um grupo teatral rural para conseguir verbas e melhorar ainda mais a estrutura. “Este ano teremos duas urnas próximas ao morro para receber doações espontâneas, pois a entrada é franca”, enfatiza.
Contudo, de acordo com ele ainda falta muito trabalho de organização e limpeza do local até o dia da apresentação. “Toda ajuda é bem vinda, pois é uma encenação do município. Também estamos convidando pessoas interessadas em compor a peça como figurantes”, finaliza.
O espaço onde acontece a encenação já é muito visitado por fiéis de toda parte e no dia 08 de fevereiro deste ano foi inaugurada e abençoada neste local, a gruta dedicada à Nossa Senhora das Dores. “É um espaço para orações e devoções e está sendo visitado por vários devotos do nosso município e de municípios vizinhos”, conta Ribeiro.