A expectativa é de que as visitas ao Parque Monte João Maria, em Porto União, só voltem a acontecer em meados de outubro. A previsão é da equipe da Secretaria de Obras de Porto União, que está executando o trabalho de troca de toda a plataforma de madeira do ponto turístico. Conforme o secretário da Pasta, Ivo Werle Junior, a madeira de plástico e o eucalipto, foram comprados a partir de um processo de licitação. A execução dos trabalhos acontece por conta da equipe da prefeitura. “Se tudo der certo, se não tivermos atrasos, a intervenção deve ser concluída em três ou quatro meses”, afirma.
O Parque foi interditado em fevereiro deste ano por apresentar problemas estruturais na plataforma. Na época, em entrevista para o Jornal O Comércio, a equipe da prefeitura explicou que o projeto de reforma manteria as características originais.
A interdição foi necessária diante das condições da passarela, já que algumas tábuas estavam quebradas e outras, fora de padrão. “Já em fevereiro constatamos que a passarela que dá acesso ao pocinho do João Maria estava em péssimas condições. A madeira está apodrecendo, com risco das pessoas se machucarem. O prefeito mandou fazer um projeto de restauração. Vamos fazer uma nova passarela, com madeira ecológica. O projeto está orçado em mais ou menos R$ 80 mil, só o tablado”, detalhou na primeira matéria feita pelo jornal sobre o assunto, o responsável pela Secretaria de Cultura e Turismo, Sérgio Buch.
Essa não é a primeira interdição no Parque. Em 2013, cinco anos após a inauguração do complexo (em 2008), isso já havia acontecido. E pelos mesmos motivos. Conforme explicou o então secretário da Cultura e do Turismo na época, José Carlos Gonçalves, os pilares da passarela – exatamente o mesmo pivô da interdição – já apresentavam pontos de apodrecimento.
Dá para visitar?
Sim, mas apenas por caminhos alternativos bem simples, feitos pela própria comunidade. Na verdade, o único acesso – além da plataforma – é uma pequena trilha, de chão batido, que também leva ao poço. O portão principal segue aberto, garantindo as visitas – e as aventuras. O Parque fica no alto da rua Sete de Setembro.