A primeira das dez etapas do projeto “Slava Ukraíni! Valorização da Cultura Ucraniana no Sul do Paraná”, promovido pelo Folclore Ucraniano Kalena de União da Vitória, aconteceu nos dias 23 e 24 de fevereiro nas dependências da Igreja Ucraniana cidade de Paulo Frontin.
Foram dois dias de inúmeras atividades culturais que movimentaram a comunidade ucraniana e também todo o município. No dia 23 aconteceram três oficinas culturais, uma de pêssankas, ministrada por Vilson José Kotviski, uma de bordados ucranianos por Oksana Sliwinski e Efrozena Melnechenko e de culinária ucraniana por Cecília Nagurnhak Kotviski, todas com turmas completas mostrando o interesse da comunidade em receber as ações do projeto.
E no domingo, as atividades começaram com a oficina de danças ucranianas, ministrada pelo Prof. Tadeu Ribeiro, seguindo com a palestra sobre a valorização da cultura ucraniana com Daniel Sliwinski, e abertura da exposição cultural com pêssankas, bordados, porcelanas decoradas e culinária típica ucraniana.
No período da tarde o Foclore Ucraniano Kalena realizou as suas apresentações contando com o grupo adulto, juvenil, infantil, máster e o Musical Trembita, lotando o Salão de eventos que prestigiou com grande entusiasmo as apresentações folclóricas e musicais.
O presidente da Representação Central Ucraniano Brasileira, Dr. Vitório Sorotiuk, enfatizou a importância da ação cultural. Pe Sérgio Hrynievicz que lembrou do cinquentenário do Kalena.
O Prefeito de Paulo Frontin, Antonio Gilberto Gruba, além de valorizar o trabalho do Kalena, fez uma participação especial tocando violino com o Musical Trembita.
O projeto “Slava Ukraíni –Valorização da Cultura Ucraniana no Sul do Paraná” conta com o apoio da COPEL, tendo a realização do Folclore Ucraniano Kalena, e incentivo do PROFICE – Programa de Fomento e Incentivo à Cultura do Estado do Paraná.
A próxima ação do projeto acontecerá em Antonio Olinto, nos dias 30 e 31 de março.
Fotos e vídeo: Assessoria